Você está aqui

Una-SUS/UFMA lança curso de “Vigilância em Saúde do trabalhador e trabalhadora” com e-books disponíveis na Saite Store

Para contribuir com a melhoria da saúde do trabalhador e da trabalhadora, a Una-SUS/UFMA abre nesta terça-feira (09) inscrições para o curso de capacitação em “Vigilância em Saúde do trabalhador e trabalhadora”. Os interessados podem se matricular até o dia 23 de setembro deste ano.

O curso, que faz parte da formação em Vigilância em Saúde, visa qualificar profissionais atuantes no SUS, prioritariamente os vinculados à Vigilância em Saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como acadêmicos em geral. É desenvolvido em formato autoinstrucional, na modalidade à distância, possuindo a carga horária de 30h.

A primeira unidade aborda a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSST), que define diretrizes referentes à saúde do trabalhador. A segunda apresenta a Vigilância em Saúde do Trabalhador, que é uma ação prevista pela PNSST, coordenada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já a terceira, discute sobre as doenças e agravos na saúde decorrentes dos processos de trabalho.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link. Os alunos inscritos terão até dia 23 de dezembro de 2017 para conclusão do curso, com o certificado disponível em até 10 dias úteis após o término das atividades. Confira o tutorial de inscrição no link.

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

Em vigor desde 2004 no Brasil, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora deve ser entendida como o instrumento definidor da atuação do Sistema Único de Saúde no campo da Saúde do Trabalhador, que visa reduzir os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.

A Política assume os referenciais da promoção e da proteção da saúde, da vigilância das condições, dos ambientes, dos produtos e dos processos de trabalho, da vigilância epidemiológica dos agravos à saúde deles decorrentes e da articulação das ações de cuidado individual às ações coletivas.

E-books na Saite Store

Buscando aumentar o acesso a informação, a UNA-SUS/UFMA, em parceria com o Grupo Saite, disponibiliza três e-books com os conteúdos abordados ao longo do curso, que podem ser acessados através do aplicativo da Saite Store. Desse modo, alunos e demais interessados podem inteirar-se sobre as políticas que regem a integridade da saúde do trabalhador e trabalhadora no seu ambiente de trabalho.

Para ter acesso a Saite Store é necessário instalar o aplicativo em seu celular ou tablet e escolher os e-books que desejar.