Você está aqui

Prazo estendido para submssão de artigos a dossiê temático da RBSO

O prazo  para submissão de artigos para o dossiê temático “Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho nos desenvolvimentos da Ergonomia no Brasil” foi estendido até 30 de abril de 2013.

CHAMADA PARA ARTIGOS

RBSO convida a comunidade técnico-científica a submeter artigos para o DOSSIÊ TEMÁTICO Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho nos desenvolvimentos da Ergonomia no Brasil

A influência da Ergonomia praticada nos países de língua francesa, por meio, sobretudo, da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), é marcante em diversos campos – profissional, pesquisa e normativo – do desenvolvimento da Ergonomia no Brasil.

A RBSO publicou, ao longo dos seus 40 anos, vários textos de autores franceses de destaque, assim como dos principais pesquisadores brasileiros que aplicaram essa metodologia, alguns dos quais se tornaram referências importantes no campo da Segurança e Saúde do Trabalhador. No entanto, a apropriação da AET no Brasil ainda não foi discutida de forma aprofundada, como sugere a Antropotecnologia de Alain Wisner, ou seja, enquanto transferência de tecnologia inserida em outro tecido técnico e social.

Neste dossiê, pretende-se fazer um balanço crítico, a partir de artigos originais, ensaios, artigos de revisão e relatos de experiência, tanto do aporte da AET no Brasil em diversos setores da economia e diferentes modalidades de atuação (projeto, formação, diagnóstico e intervenção em melhorias das condições de trabalho), quanto das aproximações/divergências teóricas e metodológicas da Ergonomia com disciplinas vizinhas, tais como: Saúde do Trabalhador, Engenharia de Produção e de Segurança do Trabalho, Psicologia e Psicodinâmica do Trabalho, Ergologia, Sociologia do Trabalho, dentre outras.

Os trabalhos deverão ser elaborados de acordo com as normas da RBSO, que podem ser acessadas no endereço eletrônico www.scielo.br/rbso, e deverão apresentar, na primeira página, a indicação:

Dossiê temático:

Contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho nos desenvolvimentos da Ergonomia no Brasil

Prazo para submissão dos artigos: 31/03/2013   30/04/2013

Os trabalhos deverão ser encaminhados para:

rbso@fundacentro.gov.br com cópia para rbsofundacentro@gmail.com

Outras informações: Secretaria Executiva da RBSO

Fone: (11) 3066-6099

E-mail: rbso@fundacentro.gov.br

Editores do dossiê temático:

José Marçal Jackson Filho

Francisco de Paula Antunes Lima