Você está aqui

Boletim informativo de Saúde do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiás

Abas primárias

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

A presente edição traz o texto da Enfermeira Marina Figueiredo da Silva, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás, sobre acidentes ofídicos, sendo o mesmo um agravo de Notificação Compulsória em território brasileiro, publicado na Portaria nº 2.472/2010, também incluso na lista de doenças tropicais, que acometem, principalmente, a população rural e ocorre com mais frequência em trabalhadores, do sexo masculino, com idade entre 20 e 59 anos.

Em Goiás, o programa de acidentes com animais peçonhentos é coordenado pelo Centro de Atendimento e Informação Toxicológica-CIATOX/SUVISA/SES. Ao todo, noventa unidades de saúde no estado são aptas a atender as vítimas de acidente com animais peçonhentos por meio da soroterapia.

O Dia Nacional do Surdo é retratado no texto da Fonoaudióloga Giane Passos Lozi de Andrade e a Psicóloga Cláudia Regina de Araújo, as autoras apresentam as conquistas da comunidade surda e a necessidade de ampliação da acessibilidade desta população no âmbito social.

Apontam que os novos recursos de Tecnologia Assistiva ofertados no mercado asseguram a possibilidade de ganhos auditivos e enfatizam que o trabalho de reabilitação deve permear uma parceria entre os fonoaudiólogos e a família para a contribuição do desenvolvimento da comunicação do surdo em sua interação social, melhorando a capacidade auditiva e a interação.