Você está aqui

Boletim informativo de Saúde do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiás

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

A presente edição traz o texto da Enfermeira Marina Figueiredo da Silva, do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás, sobre acidentes ofídicos, sendo o mesmo um agravo de Notificação Compulsória em território brasileiro, publicado na Portaria nº 2.472/2010, também incluso na lista de doenças tropicais, que acometem, principalmente, a população rural e ocorre com mais frequência em trabalhadores, do sexo masculino, com idade entre 20 e 59 anos.

Em Goiás, o programa de acidentes com animais peçonhentos é coordenado pelo Centro de Atendimento e Informação Toxicológica-CIATOX/SUVISA/SES. Ao todo, noventa unidades de saúde no estado são aptas a atender as vítimas de acidente com animais peçonhentos por meio da soroterapia.

O Dia Nacional do Surdo é retratado no texto da Fonoaudióloga Giane Passos Lozi de Andrade e a Psicóloga Cláudia Regina de Araújo, as autoras apresentam as conquistas da comunidade surda e a necessidade de ampliação da acessibilidade desta população no âmbito social.

Apontam que os novos recursos de Tecnologia Assistiva ofertados no mercado asseguram a possibilidade de ganhos auditivos e enfatizam que o trabalho de reabilitação deve permear uma parceria entre os fonoaudiólogos e a família para a contribuição do desenvolvimento da comunicação do surdo em sua interação social, melhorando a capacidade auditiva e a interação.