Você está aqui

Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

Foto de Cerest Regional de Cacoal

O Cerest Regional de Cacoal, diante dos diversos casos de pacientes adoecidos necessitando de orientação psicológica, a Dra Jéssica Barbosa, vem realizando projeto no sentido de melhorar a qualidade de vida dos usuários/trabalhadores. Diante do cenário do mundo do trabalho, as mudanças ocorridas ao longo do tempo promoveram impacto importante na vida das pessoas. Ao transformar a natureza com seu trabalho, o homem transformou também sua maneira de ser, adoecer e morrer.

Nas últimas décadas, profundas transformações ocorreram nos ambientes e nas condições de trabalho. Como consequência dessas transformações, modificou-se o perfil de morbidade dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, resultando em acidentes e doenças ocupacionais, com destaque para as lesões por esforços repetitivos e o adoecimento mental.

O trabalho pode ser fonte de satisfação e desenvolvimento humano, e também, a depender das condições em que é realizado, fator de risco para adoecimento.

As condições físicas, químicas e biológicas dos ambientes de trabalho têm impactos mais evidentes no estado físico do trabalhador, enquanto a organização da produção com base nas divisões técnicas e sociais do trabalho repercute mais diretamente sobre a saúde psíquica, podendo causar sofrimento e doenças mentais.

Essa é uma das ações desenvolvidas pelo Cerest Cacoal.

#segurançadotrabalho

#cerestprevencao

#cerestcacoalédireitodotrabalhador

#cerestcacoaléprevenção

#direitodotrabalhador

#setorcomunicaçãocerestjulinda

#Sinam

#epidemiologia

#saudemental