Você está aqui
A relação entre saúde e trabalho do ponto de vista bioético
Abas primárias
Relacionados
- 1 de 2
- próximo ›
"A relação entre o trabalho e a saúde se coloca na interface entre a biologia humana e a economia, isto é, entre dois campos nos quais se manifesta um crescente interesse pela ética.
No campo biológico, na onda deste interesse, nasceu uma nova disciplina, a bioética, como era previsível devido aos extraordinários mas também perturbadores progressos da ciência biomédica. No entanto, era pouco previsível que Mr. John Shad, presidente da SEC, o órgão de controle dos mercados financeiros americanos, doasse trinta milhões de dólares para a Harvard Business School criar uma nova disciplina no ensino: Ética e negócios. G. Rossi, que é o homólogo italiano a Mr. Shad, escreveu no "Corriere delia Sera", jornal que pertence à Fiat: "O problema da relação entre a ética e a atividade econômica sempre esteve no centro das mais angustiantes reflexões do pensamento antigo e moderno. Isto torna-se atual cada vez que se apresentam períodos de crise ou de transformação...Conclamar à ética é sinal de que no mundo da economia ocidental o direito apresenta problemas ou está em crise, e que portanto estão amadurecidos os tempos para reformas radicais no ordenamento"1 . Se isto é verdadeiro para a economia ocidental,é mais verdadeiro ainda para o resto do mundo, que é influenciado por esta."
BERLINGUER, Giovanni. A relação entre saúde e trabalho do ponto de vista bioético. Saúde e Sociedade, [São Paulo], v. 2, n. 2, p. 101-134, 1993. Tradução do original italiano: Marina Peduzzi. Revisão técnica: José da Rocha Carvalho. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12901993000200005. Acesso em: 4 dez. 2018.
- 3593 leituras