Você está aqui

Unidade Regional de Saúde do Mercês será inaugurada dia 30

Unidade Regional do Mercês já está com as obras concluídas e receberá o nome de Nidia Modesto Veludo

No dia 30 de abril, às 18h30, Uberaba vai ganhar sua terceira Unidade Regional de Saúde (URS), dessa vez no bairro Mercês. O serviço que é disponível hoje nas unidades do Boa Vista e São Cristóvão, deverá ser estendido a mais cerca de 100 mil habitantes, com o equipamento a ser inaugurado no Mercês.

Com 1.488 metros quadrados, a unidade funcionará anexa ao futuro Hospital Regional da cidade. Após dois anos da ordem de serviço, assinada em agosto de 2010, a obra exigiu investimento de R$ 1,7 milhão e foi realizada em parceria entre os Governos Federal e Municipal, em que R$ 1,5 milhão foram disponibilizados pelo Fundo Nacional de Saúde e o restante foi a contrapartida do município. Para o secretário de Saúde, Valdemar Hial, a relação entre os governos é estreita e eficaz.

O equipamento integra a Rede de Serviço Sentinela em Saúde do Trabalhador da cidade, que considera a importância do conhecimento da produção, sistematização, análise e disseminação da saúde ao cidadão trabalhador. Esse serviço também se refere à organização constituinte da Renast, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, por sua complexidade em garantir a vigilância e a informação da saúde.

Ainda segundo o secretário, o saldo para Uberaba com a inauguração da terceira URS reforça a visibilidade da média e alta complexidade dos serviços que atendem à população do município. Com isso, os uberabenses ganham mais qualificação e responsabilidade pelo diagnóstico, tratamento e notificação da saúde ao trabalhador.

A Unidade vai atender diversas especialidades médicas por meio de consultas previamente marcadas. O grande objetivo é desafogar ainda mais o sistema de saúde, dando maior fluidez de atendimento, principalmente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) responsáveis por urgências e emergências.