Você está aqui

Abertas as inscrições para VER-SUS Brasil

Os estudantes universitários das cinco regiões do país interessados no campo da Saúde e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) podem se inscrever até o dia 30 de janeiro na nova edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS). O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o Conass, oConasems, a UNE, a Fiocruz e a UFRGS para qualificar a formação de profissionais de saúde interessados na melhoria do sistema de saúde dos brasileiros.

A inscrição pode ser realizada pelo versus.otics.org. O período das vivências foi ampliado, neste semestre, para se adaptar às férias dos estudantes, conforme o calendário das universidades, em especial das instituições federais afetadas pela greve de 2012. Pode participar do VER-SUS todo e qualquer estudante universitário (de graduação e pós-graduação) interessado no campo da Saúde e na construção e fortalecimento do SUS.

Além de contribuir para a formação em saúde, o VER-SUS também tem se materializado como uma boa oportunidade para gestores e trabalhadores refletirem sobre seus saberes e práticas no cotidiano do trabalho ao receberem os "viventes" (apelido dado aos alunos participantes no projeto). Ao longo dos dez dias em que os participantes visitam a rede de saúde de um determinado território há uma produtiva troca de experiências com os gestores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos e usuários.

Os relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência gerados a partir das vivências revelam o caráter agregador do projeto, capaz de transformar a formação profissional, mobilizar força de trabalho para o SUS e promover a cidadania por meio da Saúde.

As visitas dos alunos ao sistema de saúde contam sempre com a figura de um "facilitador", responsável por mediar e promover debates sobre assuntos pertinentes e por dar fluxo ao cronograma de trabalho construído coletivamente entre os envolvidos. Além disso, o facilitador age como interlocutor entre a coordenação nacional do projeto, as secretarias e universidades participantes e os estudantes inscritos na vivência. As coordenações locais das iniciativas VER-SUS e os trabalhadores dos sistemas locais também são fundamentais para as Vivências, assim como os demais movimentos sociais.

O VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), com o apoio dos Conass e Conasems, da UNE (União Nacional dos Estudantes), da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de universidades e municípios parceiros na condução de experiências locais e Regionais. Nesta edição, o projeto tem apoio também da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

Como promover o VER-SUS no seu estado ou região? - Se você é gestor, docente ou estudante preocupado com a melhoria da Saúde dos brasileiros, não deixe de levar o VER-SUS para o seu estado ou região para contribuir com a ampliação do debate para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. As secretarias de saúde e instituições de ensino deverão demonstrar interesse em promover o VER-SUS por meio da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde. No termo de adesão, estará registrado o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para viabilizar a vivência. Detalhes sobre o termo de adesão podem ser acessados em versus.otics.org.

Mais Informações:  Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde

Caracterização

O VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Sáude em conjunto com as entidades estudantis dos cursos da área da saúde e as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde com duração de 15 a 20 dias.

A missão é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. Orientado pela abertura do sistema de saúde como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS/Brasil pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde.

Outra dimensão contemplada nesse Projeto diz respeito à histórica dificuldade das diferentes profissões da saúde trabalharem de forma integrada. A cultura de fragmentação do setor ainda é uma realidade na qual a falta do hábito de convivência multiprofissional é uma de suas causas. Nesse sentido, o VER-SUS/Brasil oportuniza o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da área da Saúde e áreas afins.

Objetivos

Esses estágios, respeitando as diretrizes nacionais, apresentam programações diversificadas, respeitando as características locais e regionais; e têm o objetivo geral de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer e refletir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, visa:·

· valorizar e potencializar o compromisso ético-político dos participantes do espaço de vivência no processo da Reforma Sanitária;

· provocar reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade social;

· contribuir para a construção da consciência acerca da saúde em seu conceito ampliado;

· sensibilizar gestores, trabalhadores e formadores do sistema de saúde, estimulando as discussões e as práticas de educação permanente, reafirmando o SUS em suas ações;

· contribuir para o amadurecimento da prática interdisciplinar e multiprofissional, para a articulação interinstitucional e intersetorial e para a integração ensino-serviço no campo da saúde;

· contribuir para o debate sobre o projeto político-pedagógico da graduação e sobre a implementação das diretrizes curriculares da saúde, de forma que contemplem as reais necessidades do SUS e da população brasileira;

· estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais.

Público Alvo

O Projeto VER-SUS/Brasil destina-se aos estudantes universitários brasileiros da área de Saúde. A Resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde define as seguintes carreiras como profissões de saúde para fins de elaboração das Diretrizes Políticas da Gestão em Políticas de Saúde: Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Terapia Ocupacional. A estes foram acrescidos os cursos de Administração Hospitalar e Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da saúde envolvidas com o VER-SUS/Brasil. Também é prevista a possibilidade de participação limitada de estudantes universitários de outros cursos e de outros países.

Histórico da Implementação do Projeto em Nível Federal

Departamento de Atenção Básica / Ministério da Saúde.