Você está aqui

“Trabalho, Violência e Morte”. A miséria da existência humana, no livro de Ricardo Cordeiro

Foto de Renast Online

Na próxima quinta-feira, 25 de outubro, o médico epidemiologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ricardo Cordeiro, lança pela Editora Appris, o livro “Trabalho, Violência e Morte: miséria da existência humana”. O evento ocorrerá às 16h00, no anfiteatro do Departamento de Saúde Coletiva.

A obra tem como ponto de partida, a morte de 82 moradores do município de Campinas, no interior de São Paulo, em 2015, decorrentes de acidentes de trabalho. A partir do depoimento de familiares e colegas de trabalho das vítimas, Ricardo Cordeiro dá voz aos cadáveres emudecidos. “Relatos eloquentes, que eles se pudessem fariam, da agonia e morte vivenciadas”, explica.

O livro de Ricardo Cordeiro choca ao demonstrar que a violência urbana, em Campinas, foi a maior causadora dos acidentes de trabalho no período investigado e, mais ainda, ao demonstrar que tal situação se repete com maior ou menor gravidade, nas demais regiões metropolitanas brasileiras.

“A crescente desregulamentação e precarização do trabalho, o aumento do desemprego, a presença de grupos organizados mediando conflitos à margem do Estado [...] impuseram significativa alteração ao perfil de morbimortabilidade dos trabalhadores brasileiros. Hoje, qualquer ação preventiva na área de Saúde do Trabalhador deve contemplar essa realidade”, afirma Ricardo, na publicação.

Sobre o autor
Ricardo Cordeiro nasceu em São Paulo, em 1957. É médico formado pela USP (1983), doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp (1994), livre-docente pela Unesp (2001), e professor titular de Epidemiologia na FCM da Unicamp, há mais de 10 anos.

Realizou estudos de pós-doutorado nas áreas de Epidemiologia Ocupacional (Ucla, EUA, 1999/2000), Análise Espacial de Dados (University of Exeter, Inglaterra, 2005 e 2007) e Geografia (Kansas University, EUA, 2010).

Há mais de três décadas, pesquisa e milita na área de Saúde do Trabalhador, tendo nos últimos 10 anos, trabalhado também com análise espacial. Na atualidade, também coordena o Laboratório de Análise Espacial de Dados Epidemiológicos (epiGeo) da Unicamp.

Serviço
Livro: Trabalho, Violência e Morte: miséria da existência humana
Autor: Ricardo Cordeiro
Editora: Appris
Preço de lançamento: R$ 40,00