Você está aqui

Ação LER DORT dia 27

ENTIDADES SINDICAIS E CEREST EM ATO PELO DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DAS LER/DORT

              

Por ocasião do Dia Internacional de Prevenção às LER e DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) em 28 de fevereiro atos em vários países irão propor uma reflexão para chamar a atenção para a alta incidência das doenças geradas pelo esforço repetido nos ambientes de trabalho e oferecer conhecimento sobre o assunto e conscientizar os trabalhadores sobre as prevenções. 

Em Guarulhos, a data será lembrada dia 27 de fevereiro em ação educativa das 9 às 13h, no Calçadão da Rua Dom Pedro II – Centro de Guarulhos.

Promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Guarulhos – Cerest, em parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos de Guarulhos e Região e Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias Químicos, Farmacêuticas e Abrasivos de Guarulhos e Mairiporã  a equipe estará no local distribuindo material educativo e esclarecendo os transeuntes sobre as LER/DORT como prevenir e se tratar, entre outros.

 

 

 

LER/DORT

Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

 

As LER/DORT englobam cerca de 30 doenças, das quais a tendinite, a tenossinovite e a bursite são as mais conhecidas. As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos.

O Anuário Estatístico da Previdência Social de 2012 aponta para números alarmantes referentes às maiores doenças incidentes e responsáveis por afastamentos do trabalho, segundo a Classificação Internacional de Doenças – CID, o grupo de transtornos das sinóvias e dos tendões registram 209.331 casos  de 1999 a 2012 e as outras dorsopatias (dor nas costas) somam 439.687 casos desde 1999 até 2012.

Hoje, as LER/DORT são consideradas um problema de saúde pública, por afastarem do trabalho, trabalhadores jovens, que estão no auge de sua capacidade produtiva e pelo ônus aos cofres públicos.

 

Serviço:

 

Dia Internacional de prevenção das LER/DORT

Data: 27 de fevereiro

Horário: Das 9 às 13h

             TRABALHAR, SIM!

ADOECER, NÃO!

Local: Calçadão da Rua Dom Pedro II – Centro de Guarulhos