Você está aqui

DE JANEIRO A JANEIRO A SAÚDE MENTAL NÃO PASSA EM BRANCO / BARULHO, OS DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS E SUA INTERPRETAÇÃO

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Com muito prazer saudamos o ano de 2024, felicitando nossos leitores, desejando saúde e paz!

A primeira tiragem do ano abre espaço para temas importantes e atuais: “Janeiro Branco” e “Barulho no ambiente de trabalho”. Por meio de uma redação objetiva e esclarecedora, Dra. Elise Alves dos Santos conduz o leitor pelos seus dois textos: De janeiro a janeiro a saúde mental não passa em branco e O barulho, os distúrbios psicológicos e sua interpretação.

No primeiro texto, a autora observa que não é dada a devida importância a saúde mental enquanto cuidado a saúde no âmbito do trabalho, permanecendo no campo do inconsciente, parecendo estar guardado enquanto projeto de política pública, esmorecendo a própria política e intervenção. Enfatiza o trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, na oferta e divulgação de materiais que auxiliam na promoção responsável da saúde mental dos trabalhadores.

No segundo texto, aborda a temática do barulho, em uma descrição robusta, são evidenciados os danos causados aos seres humanos pela sobrecarga sensorial, que vai desde o prejuízo da audição, estendendo a saúde psíquica. Nos ambientes de trabalho, os sons, a exemplo de áudios compartilhados, músicas, alarmes e outros, remete o trabalhador a uma luta constante com a sobrecarga de sons. A autora finaliza, destacando a importância da prevenção e do cuidado como saídas para as demandas excessivas no meio ambiente de trabalho.