Você está aqui

CEREST Cacoal realiza fiscalização em laticínio com caso de amputação de mão no interior de Rondônia.

Foto de Cerest Regional de Cacoal

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Cacoal, cumprindo atribuições que lhe são conferidas de acordo com a lei orgânica de Saúde n° 8.080/90, lei estadual n.°9.505/97 e pela lei 1.760/2007 que Institui o Código Estadual de Saúde do Trabalhador, após notificação de acidente de trabalho no seguimento de laticínios com amputação de mão ocorrido em máquina moldadeira, realizou uma VISAT (Vigilância em Saúde do Trabalhador) buscando identificar riscos de ocupacionais, na tentativa de evitar novos acidentes de trabalho.

Durante inspeção os técnicos constataram que a maquina estava sem a proteção adequada que impedia o contato direto do trabalhador com a rosca sem fim, e que ao fazer a higienização com a máquina que ainda estava ligada, o mesmo acabou prendendo a mão, ocasionando o acidente.

Constatada que a máquina de trabalho, não esta adequada aos padrões de segurança exigidos pela legislação vigente (NR12), o CEREST solicitou de imediato a adequação da máquina, e a comprovação de capacitação dos trabalhadores nos procedimentos de trabalho com máquina.

A empresa adequou o equipamento conforme solicitações do CEREST, e apresentou os documentos solicitados. Salientamos que o objetivo maior dessas ações, são a prevenção e a promoção da saúde dos trabalhadores.