Você está aqui

AÇÃO CONJUNTA COM AGEVISA (PVH), CEREST Estadual (PVH) e SESAU: PREVENCAO POR INTOXICACAO POR AMONIA NOS FRIGORÍFICOS SEDIADOS NO CEREST REGIONAL DE CACOAL

Foto de Cerest Regional de Cacoal

O CEREST Regional de Cacoal, visando prevenir possiveis acidentes nos frigoríficos dos municipios que compõe sua regionalização, em parceria com AGEVISA (PVH), CEREST Estadual (PVH) e SESAU, realizaram operação de inspeção e análise dos Frigoríficos, quanto a utilização de anômia.

A presente operação de inspeção, orientação, já vem sendo desenvolvida pelo CEREST, conforme plano de ação anual, porém a presente inspeção em todas as unidades frigorífica, foi desincadeada após um acidente ocorrido em uma unidade que compõe a regionalização do CEREST CACOAL.

Sendo que a equipe do CEREST Cacoal, ao tomar conhecimento do acidente de amônia, em parceria MPT, realizaram inspeção fato continuo e acompanhou o caso na Unidade Frigorífica, bem como acompanhamento das condições de saúde dos trabalhadores que foram expostos e sofreram sintomas de intoxicação na ocasião do sinistro, os quais foram encaminhados a unidade hospitalar do municipio de Cacoal.

Sabendo que a possível intoxicação por Amônia, pode ser estremamente grave ao trabalhador.

De acordo com a literatura médica: pode apresentar os seguintes sintomas: irritação aos olhos, garganta e trato respiratório/sufocante. Dependendo do tempo e nível de exposição, pode ocorrer efeitos que vão de suaves irritações à severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina. Exposições à altas concentrações - a partir de 2500ppm por um período de 30 min. - pode ser fatal.

As manifestações clínicas incluem: Diminuição da ingestão de alimentos; Letargia; Taquipneia; Hipotermia; Vômitos; Ataxia;

Convulsões; Hepatomegalia; Coma.

Uma possível complicação deste distúrbio é a ocorrência de encefalopatia hepática, podendo levar à morte.

Visando a prevenção, orientação e inspeção, foram visitados nos frigoríficos: Frigorífico Krause (Alta Floresta) ; Frigorífico JBS (Pimenta Bueno); Frigorífico Frigomil (Pimenta Bueno); Frigorífico GloboAves (Espigão D´Oeste); Frigorífico Minerva (Rolim de Moura); FrigoríficoDistriboi (Rolim de Moura); Frigorífico Frigocal (Cacoal); Frigorífico Frigonosso (Cacoal).

#cerestprevencao

#cerestcacoaléprevenção

#cerestcacoalédireitodotrabalhador

#Setorcomunicaçãocerestjulinda.