Você está aqui

A tragédia de Santa Maria e a atenção aos sintomas de Transtorno de Estresse Agudo

Foto de Alvaro Roberto Crespo Merlo

Caros colegas

A tragédia que aconteceu há uma semana em Santa Maria (RS) tem uma dimensão que ainda é difícil de ser avaliada. A banalidade da violência com que as coisas aconteceram (muito típica deste nosso "terceiro mundo"), com a omissão e a cumplicidade em cadeia da maior parte dos agentes públicos e políticos envolvidos e a precocidade com que essas pessoas perderam a vida, deixou a todos paralisados. A dor e o sofrimento provocados são muito grandes.

O trauma psíquico produzido pode ter consequências muito graves a médio e longo prazo. E envolve um número muito grande de pessoas, desde os mais próximos das vítimas (pais, irmãos, namoradas(os), etc.), até os mais distantes, como amigos, colegas de faculdade, etc. A atenção a essas pessoas se dará através da rede do SUS em várias cidades do interior do Rio Grande do Sul, por profissionais que não são necessariamente da área da saúde mental. Isso, evidentemente, não é um demérito para a rede, pois a gravidade do drama e a amplitude do número de pessoas atingidas ultrapassa em muito os cotidianos de atendimento habituais.

Pensando nessas consequências, o setor de psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre produziu, rapidamente, um material interessante e oportuno, para a orientação dos que vão atender essas pessoas no futuro. O material original é dirigido aos médicos, mas pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde. Ele está disponível em

http://www.cremers.org.br/down/SANTAMARIATRAUMAPSIQUICOORIENTACAOAOSMEDICOS-CREMERS.pdf

 

Álvaro Merlo