Você está aqui

Webconferência: Vigilância da Saúde dos Trabalhadores Expostos a Agrotóxicos: Diagnóstico, Tratamento e Notificação

O Paraná é um dos estados que mais utiliza agrotóxicos no país. Esta utilização maciça traz inúmeros impactos negativos à saúde humana e à natureza. Dentre estes, destacam-se as intoxicações em trabalhadores de diversas atividades onde há uso destes produtos.

Anualmente, são notificados em torno de 320 ocorrências de intoxicação por agrotóxico, relacionadas ao trabalho no Paraná.

De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, para cada evento de intoxicação por agrotóxico notificado, há outros 50 não notificados.

No âmbito do SUS, os profissionais indicam dificuldade para o diagnóstico e tratamento das intoxicações por agrotóxicos, principalmente as intoxicações crônicas.

Considerando que o SISPACTO estabeleceu como meta aumentar a identificação e a notificação dos agravos à saúde do trabalhador, sendo que para esse período foi aprovado pela CIB um incremento em 30% das notificações e que a RESOLUÇÃO SESA Nº 0204/2011, definiu recursos de Incentivo para o fortalecimento da rede de informação em saúde do trabalhador no Paraná, propomos a  webconferência no sentido de apoiar os municípios e regionais de saúde no cumprimento da referida resolução.

As webconferências poderão ser assistidas ao vivo ou baixadas depois de sua exibição ao vivo no site da escola de saúde pública do paraná todos poderão assistir a este evento e enviar suas mensagens via chat e serão lidas ao vivo

Data: 03 de Abril de 2012.

Horário: 14h30 às 17h.

Para acessar a webconferência, digite o endereço: www.escoladesaude.pr.gov.br

Evite problemas: Um dia antes da transmissão acesse o site e teste o seu computador! (clique no banner no lado direito da tela onde diz: "Teste seu computador para as webconferências" no site da ESPP.)

Dúvidas: acesse o site da Escola de Saúde (acima) ou através do telefone 3342-2293 ramal 211 (antes do dia da web)

OBJETIVOS:

-   Melhoria da atenção às intoxicações por agrotóxico.
-  Aumento das notificações das intoxicações por agrotóxicos relacionadas ao trabalho.

PROGRAMAÇÃO:
Horário    Assunto
14.30    Abertura

14.40h    Breve histórico do registro das intoxicações por agrotóxicos no Paraná
Giselia  Rubio -  Divisão de Zoonoses e Intoxicações

15h    Perfil e notificação das intoxicações por agrotóxicos relacionadas ao trabalho no Paraná. CEST/Centro Estadual de Saúde do Trabalhador-PR

15.20h    Diagnóstico e Tratamento das Intoxicações por Agrotóxicos
Dra. Heloisa Pacheco Médica Neurologista. Professora Adjunta do Instituto de Saúde coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro -IESC/UFRJ - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ

16h    Debate

16.30    Encerramento

Unidades territoriais: