Você está aqui

Fiocruz realiza Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador para profissionais do SUS

Após as aulas teóricas, os participantes visitarão os principais ambientes que apresentam riscos para a saúde do trabalhador, como hospitais, fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e empresas do ramo de alimentos e medicamentos

Com objetivo de promover a saúde em ambientes e processos de trabalho, o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) deu início, nesta segunda-feira (11), ao Curso de Atualização em Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Participam das atividades 40 profissionais do SUS e de sindicatos. A programação tem carga horária de 40h e segue até a próxima sexta-feira (15).

O curso de atualização fornecerá uma formação teórica e prática. Após as aulas teóricas, os participantes visitarão os principais ambientes que apresentam riscos para a saúde do trabalhador, como hospitais, fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e empresas do ramo de alimentos e medicamentos.

 Segundo o pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa), doutor em Saúde Pública, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, o curso é voltado para a necessidade de formação de agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

 “Vamos visitar os ambientes que apresentam riscos para a saúde do trabalhador e, a partir daí, será feito um relatório onde os alunos visualizarão todo o processo de construção de vigilância da saúde do trabalhador, observando os riscos na atuação cotidiana que podem acarretar em doenças aos profissionais”, disse o pesquisador.

Outro objetivo do curso é trabalhar os aspectos de vigilância em saúde do trabalhador integrado ao Sistema de Vigilância, que compreende a vigilância epidemiológica, ambiental e sanitária. O Curso de Atualização em Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma demanda do Comitê de Investigação de Mortalidade de Acidentes de Trabalho da Fiocruz Amazônia, vinculado ao Conselho Municipal de Saúde de Manaus.

As atividades serão realizadas em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro (ENSP-RJ), com a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), o Cerest e os Conselhos Municipal e Estadual de Saúde do Amazonas (CES).

Saúde do trabalhador

A vigilância em Saúde do trabalhador é uma prioridade definida, em 2012, na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora estabelecida Portaria 1.823/12 do Ministério da Saúde.

Segundo o artigo 2 da Portaria, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora define os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados nas três esferas de gestão do SUS (federal, estadual e municipal) para o desenvolvimento das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

A vigilância em saúde do trabalhador representa um seguimento estratégico para a sustentabilidade do sistema de vigilância em saúde uma vez que a integração com as vigilâncias epidemiológica, ambiental e sanitária necessita do olhar cuidadoso sobre o trabalhador usuário do SUS.

 

Comentários

cristina dos Sa...

Se houver algum curso em que o profissional administrativo possa participar na Fiocruz Rio de Janeiro nesse me de Junho com esse tema, poderiam me informar?