Você está aqui

Curso de Gestão das condições de trabalho e saúde realiza hoje sua aula inaugural

O Ministério da Saúde, por intermédio do DEGERTS, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) realiza nessa segunda-feira, 2 de abril, às 18h00, no Hotel Saint Peter, em Brasília, a aula inaugural do curso de “Gestão das condições de trabalho e saúde do trabalhador da saúde”.

O curso foi instituído em 2011, após a aprovação das diretrizes para implantação da política nacional de promoção da saúde dos trabalhadores da saúde, durante a 14ª. Conferência Nacional de Saúde. Dos 1.200 inscritos no curso, 400 foram selecionados para participar das aulas, com início em abril.

O objetivo do curso semipresencial é contribuir na implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador da saúde, fortalecer a articulação das ações de promoção e vigilância à saúde do trabalhador do SUS às intervenções da gestão do trabalho no SUS, estimular a formulação de propostas de intervenção para o fortalecimento da gestão das condições de saúde e trabalho no setor saúde (CST/Saúde) e fortalecer e ampliar os espaços de negociação visando à melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos do SUS.

Os 400 participantes serão divididos em turmas de 20 alunos, entre gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde e funcionários atuando em áreas afins; membros das Mesas de Negociação Permanente do SUS; profissionais atuantes na área de Saúde do Trabalhador nos estabelecimentos de saúde do SUS, preferencialmente estaduais (CEREST, CIH, SESMT, Comissões de Saúde, CIPA, etc); outros.

A aula inaugural contará com a presença da diretora do DEGERTS, Denise Motta Dau e Denise Elvira Pires de Pires, que ministrará a aula Magna sobre o processo de trabalho em saúde.
Contato: Natalia Pinheiro (61) 3315-2993