Você está aqui

TRABALHO E SAÚDE MENTAL SUICÍDIO E OCUPAÇÃO: EXISTE RELAÇÃO ENTRE OS DOIS? E CASOS DE COVID - 19 EM FRIGORÍFICOS DO ESTADO DE GOIÁS

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Esta edição traz em seu primeiro artigo informações acerca do levantamento dos casos de COVID-19 nos frigoríficos do Estado de Goiás e ressalta a importância da fiscalização e de orientações para a prevenção, controle e notificação dos casos de COVID-19 neste segmento.

O dia10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o segundo artigo indaga sobre a possível relação entre os casos de suicídio e a ocupação. Para esse fim, apresenta dados referentes aos óbitos por suicídio em Goiás de 2015 à 2019, segundo a ocupação, sexo e faixa etária. Traz ainda, a importância da assistência à saúde do trabalhador como o treinamento para reconhecimento dos sinais de alerta e a disponibilidade de exames de saúde mental.

Ao final apresenta-se a entrevista realizada com a Professora Daniela de Melo e Silva, Doutora em Biologia Animal. Daniela narra sua experiência como pesquisadora dos impactos de estressores sobre a saúde do homem, sobre o uso de ensaios genéticos como ferramentas para relacionar a exposição ao agrotóxico e a intoxicação com provável adoecimento dos trabalhadores rurais.