Você está aqui

ENCONTROS EM DEFESA DA SAÚDE DO TRABALHADOR EM GOIÁS E A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A INCLUSÃO SOCIAL PELO TRABALHO

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Esta edição apresenta os frutos colhidos do I Seminário do Grupo de Pesquisa e Extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS) em Goiás/2019, culminando com a criação do Grupo de Trabalho (GT) voltado a execução de ações de vigilância em saúde do trabalhador do setor de mineração no Estado de Goiás.

Traz um texto sobre a Reforma Psiquiátrica no Brasil, importante movimento político e social, pelo fim do modelo manicomial. Pressupõe-se que a superação desse modelo se dá pela via da reinserção social das pessoas em sofrimento psíquico, a partir das experiências de "geração de renda", das "cooperativas" e do "trabalho protegido".

Os dados epidemiológicos de acidentes de trabalho foram aqui contemplados e lapidados pelo CEREST Estadual de Goiás, em narrativa da importância da elaboração de planos de intervenções aos riscos dos ambientes de trabalho, que podem ser observados, mensurados e analisados com o objetivo de promover desenvolvimento e valorização ao ser humano em seu labor e em relação a saúde do trabalhador.

Arquivos: