Você está aqui

PROJETO SAUDE DO CAMINHONEIRO: REUNIÃO INTERSETORIAL DA 7ª EDIÇÃO

Foto de Cerest Regional de Cacoal

 O “Projeto Saúde do Caminhoneiro” visa melhorar a saúde dos caminhoneiros, através de informações de hábitos saudáveis, assim como oferecer gratuitamente testes rápidos de DST/AIDS, hepatites, sífilis, glicemia, pressão arterial, atendimento odontológico, vacinas, consultas médicas e avaliações nutricionais, trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns aos caminhoneiros (ex. alimentação, atividade física e higiene); estimulando os caminhoneiros a preocupação com a saúde e promovendo motivação e envolvimento desta categoria de profissionais.

      A saúde do caminhoneiro que dirige pelas estradas de Rondônia é o foco do projeto do Centro Regional de Referencia em Saúde do Trabalhador de Cacoal - RO. Sabemos que esses profissionais contribuem para o desenvolvimento e o progresso do país e é preciso que a atenção no campo da saúde seja voltada para esse trabalhador, profissional da estrada, que na grande maioria não tem tempo para cuidar de sua saúde, bem como realizar check up de rotina para garantir uma melhor qualidade de vida. Essa falta de cuidado pode levar o trabalhador a desenvolver adoecimentos como: Obesidade, Hipertensão arterial, dores musculares, diabetes e o mais grave é o uso abusivo de álcool e drogas.

        Frente à atual necessidade, o CEREST - Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador Regional de Cacoal e PRF- Policia Rodoviária Federal, busca com essa ação provocar a mudança de postura ética, exercício da cidadania e conscientização ou reformulação de valores, construindo relações integradoras entre os sujeitos envolvidos, na visão da Saúde dos Caminhoneiros que trafegam na BR 364 - Rondônia.

      Estudos comprovam a necessidade de intensificar as informações aos trabalhadores dessa área sobre os adoecimentos a que estão expostos, e dos acidentes de trabalho devido ao estresse, sedentarismo e uso abusivo de álcool e outras drogas, sendo esse fator de risco principal nesse ramo de atividade.

      Entende-se que a educação permanente é a forma mais abrangente de conscientização aos trabalhadores, proporcionando a estes o saber, para que suas atitudes estejam voltadas a sua prevenção, bem estar  e uma melhor qualidade de vida.

      Portanto, convidaremos os caminhoneiros que trafegam pela BR 364 para que a reflitam sobre o processo do adoecer. Neste contexto, acredita-se que a prevenção e promoção é o caminho que  viabilizará uma mudança de atitudes através de conhecimento, informação e orientação sobre direito à saúde e busca por uma melhor qualidade de vida.

      Com a finalidade de alinhar a edição 7ª edição realizada pelo CEREST regional de Cacoal, a equipe do CEREST, composta por: Dra Sabrina Janine de Oliveira (Gerente do CEREST) e Dra Julinda da Silva ) administrativo e assistente jurídico)..

realizaram reunião intersetorial, com o objetivo de definir o dia para realização do evento, que é de costumeira ser no pádio da Polícia Rodoviária Federal, posto localizado entre os municipios de Cacoal e Pimenta Bueno RO, especialmente para os serviços de paragem dos Caminhoneiros, os quais  sempre foram parceiro no projeto. A data da próxima edição está agendada para o dia 17 de setembro de 2021. 

 

#cerestprevencao

#cerestcacoaléprevenção

#cerestcacoalédireitodotrabalhador

#Setorcomunicaçãocerestjulinda.