Você está aqui

CEREST Regional Cacoal, Tribunal Regional do Trabalho- TRT Ji-Paraná e Ministério Publico do Trabalho- MPT realizam nas dependências do Ministério Publico- MP de Cacoal o “ I Seminário Regional Integrado de combate ao assedio moral e trabalho seguro”

Foto de Cerest Regional de Cacoal

              No dia 27 de agosto o CEREST Regional Cacoal, Tribunal Regional do Trabalho- TRT  Ji-Paraná e Ministério Publico do Trabalho- MPT  realizaram  nas dependências do Ministério Publico- MP de Cacoal o “ I Seminário Regional Integrado de combate ao assedio moral e trabalho seguro” . O evento teve como objetivo promover as diretrizes da Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador - RENAST, complementando a Lei 8080/90 que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

             Foram abordados os temas: Competências do CEREST – Selma Correia Lima – Gerente CEREST Cacoal.  Estatística de Acidentes de Trabalho/Doenças Ocupacionais – Ivani Grommam – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Consequências do Assédio Moral para Saúde Mental do Trabalhador – Jéssica Barbosa – Psicóloga CEREST Regional Cacoal. Assédio moral e Aspectos legais ao trabalhador - Dr. Edilson Cortez - Juiz Do Trabalho TRT 14° Região. Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil: questões e perspectivas - Dra. Helena Romera – Procuradora MPT Ji-Paraná. Boas práticas e colaboração interinstitucional na promoção do trabalho decente de adolescentes e jovens: “Se a vida ensina, eu sou aprendiz”- Elizete Alcantra – Diretora administrativa do SENAC e Arleide Moreira Abreu Kawangwa - Coordenadora pedagógica do SENAI.

              Contamos com a parceria da Secretaria de Assistência Social- SEMAST- Cacoal , JN Saúde e Segurança e Belmonte Cerimonial e a participação de  agentes de instituições publica e privadas, além de acadêmicos e alunos de escolas técnicas do município e outras instituições como: SESI, SENAI, SENAC, OAB Subseção Cacoal, UNIR, FUNCAL, CER, SEMUSA-Cacoal, FACIMED, UNESC, DSEI, HRC, II GRS, SEAS, Hospital São Paulo, Hospital dos acidentados, SESMT, Vigilância Sanitária, Vigilância epidemiológica, CASAI, SINTEST entre outros.

          Sabemos que o tema e de grande relevância para todos e é necessário que sejam realizados eventos como esse para compartilhar experiências.