Você está aqui

CEREST REGIONAL DE CACOAL REALIZAÇÃO 7ª EDIÇÃO DA SAUDE DO CAMINHONEIRO

Foto de Cerest Regional de Cacoal

No dia 17/09/2021, o CEREST, realizou a 7ª edição do “Projeto Saúde do Caminhoneiro” que visa melhorar a saúde dos caminhoneiros, através de informações de hábitos saudáveis, assim como oferecer gratuitamente testes rápidos de DST/AIDS, hepatites, sífilis, glicemia, pressão arterial, atendimento odontológico, vacinas, consultas médicas e avaliações nutricionais, trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns aos caminhoneiros (ex. alimentação, atividade física e higiene); estimulando os caminhoneiros a preocupação com a saúde e promovendo motivação e envolvimento desta categoria de profissionais.

A saúde do caminhoneiro que dirige pelas estradas de Rondônia é o foco do projeto do Centro Regional de Referencia em Saúde do Trabalhador de Cacoal - RO. Sabemos que esses profissionais contribuem para o desenvolvimento e o progresso do país e é preciso que a atenção no campo da saúde seja voltada para esse trabalhador, profissional da estrada, que na grande maioria não tem tempo para cuidar de sua saúde, bem como realizar check up de rotina para garantir uma melhor qualidade de vida. Essa falta de cuidado pode levar o trabalhador a desenvolver adoecimentos como: Obesidade, Hipertensão arterial, dores musculares, diabetes e o mais grave é o uso abusivo de álcool e drogas.

Frente à atual necessidade, o CEREST - Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador Regional de Cacoal e PRF- Policia Rodoviária Federal, busca com essa ação provocar a mudança de postura ética, exercício da cidadania e conscientização ou reformulação de valores, construindo relações integradoras entre os sujeitos envolvidos, na visão da Saúde dos Caminhoneiros que trafegam na BR 364 - Rondônia.

Objetivo principal é despertar nos Caminhoneiros reflexões sobre as patologias referentes ao seu trabalho, bem como esclarecer sobre as causas de possíveis doenças e agravos, através de ações preventivas e educativas nos caminhoneiros que trafegam pela BR 364, buscando sensibilizar e provocar mudanças de comportamento, sobre a importância de que sua saúde esteja sempre em primeiro lugar.

A ação teve início às 08h00min, com reunião das estratégias para início dos trabalhos, seguido de orações para abençoar e proteger o trabalho a serem realizado. Durante o evento foram realizadas abordagens aos caminhoneiros que trafegam na BR 364, ocasião que foram oferecidos os serviços disponibilizados a todos os trabalhadores caminhoneiros. A presente ação realizada pelo CEREST atende a Constituição da República Federativa do Brasil, no seu art. 200 – Ao Sistema Único de Saúde, Compete além de outras atribuições, nos termos da lei 8080/1990: II – Executar ações de vigilância sanitária epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

Durante o período foram atendidos 51 caminhoneiros, sendo 4 mulheres, das mais variadas localidades do Brasil, tendo acesso aos seguintes serviços: 51 aferições de pressão arterial, 50 testes glicêmicos, 48 consultas médicas, 60 Kits Odontológicos distribuídos, 42 atendimentos e orientação odontológicos, 36 Vacinações, sendo: Gripe (15), Tétano (01), Hepatite B (01), Coronavac (07), Astrazênica (09), Pfizer (03), 100 Testes Rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C ), PSA 20 e 51 orientações Nutricionais e Realização de Avaliação de Bioimpedância.

A presente ação atendeu os objetivos almejados, uma vez que o foco da investigação no presente projeto saúde do caminhoneiro é auferir a saúde dos trabalhadores caminhoneiros que trafegam na BR 364. Que de maneira perigosa, coloca em risco a vida e de igual forma deve preocupar-se com a saúde própria, dos transeuntes e demais trabalhadores que utilizam da estrada como forma de ganhar vida, bem como promover o sustento da família.

Importante destacar que a lei 13.103/15, chamada Lei dos caminhoneiros, que alterou as normas sobre a atividade dos motoristas, já menciona em seu bojo a preocupação com a saúde do trabalhador dessa classe, quando fixa a jornada de trabalho, mencionando os intervalos para descansos nas Inter jornadas, aplicando inclusive penalidades em caso de descumprimento.

A preocupação da equipe é que os trabalhadores retornem e continuem a jornada de trabalho nas condições encontradas, porem sabedores, que as orientações recebidas, irão contribuir com as mudanças de comportamentos e atitudes, posto que, todos os cidadãos devem ter consciência e preocupação ao estado de saúde.

#segurançadotrabalho

#cerestprevencao

#cerestcacoalédireitodotrabalhador

#cerestcacoaléprevenção

#direitodotrabalhador

#setorcomunicaçãocerestjulinda

#Sinam

#epidemiologia