Você está aqui

Saúde Mental no CEREST

A população de trabalhadores que buscam os serviços do CEREST, trazem em sua grande maioria, uma considerável demanda de questões da área de saúde mental. São profissionais com diagnóstico de LER, que apresentam quadro de depressão. Abro este fórum acreditando que este espaço possa fazer valer, através das discussões e opiniões, o inicio de uma concretização (saúde mental e CEREST), essencial. 

Foto de Renast Online

Olá Rodolfo,
Obrigado por sua participação!
O tema que você traz é tão importante que criamos um fórum específico para ele.
Um abraço
Renast Online

Foto de Augusto Campos

Postei dois textos sobre o assunto. Aqui e aqui;

Foto de Mareli Pfützenreuter

Que ótimo trazerem esta temática para este espaço. Precisamos dar visibilidade à saúde integral (biopsicosocial) relacionada às condições de vida e trabalho. Estou no CEREST  desde 2009, minha área de atuação sempre esteve ás voltas com o programa de saúde mental no município. E agora percebo o quanto os profissionais não suspeitam do sofrimento/agravo à saúde mental relacionar-se com o trabalho. Também têm surgido vários encaminhamentos de trabalhadores agredidos em seu ambiente de trabalho, sem contar a violência moral e psicológica.
 

Foto de Augusto Campos

O Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Ambulatório de Doenças do Trabalho/Serviço de Medicina Ocupacional, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre conduzirá estudo sobre saúde mental e trabalho neste ano de 2013 a pesquisa Proposta para construção de rotinas de atendimento em saúde mental e trabalho em pacientes atendidos na rede do Sistema Único de Saúde.

Veja post do Prof. Álvaro Roberto Crespo Merlo sobre o projeto.

A propósito, há um trecho sobre esse assunto em A psicologia do trabalho na França e a perspectiva da clínica da atividade, de Yves Clot.