GRUPO DE TRABALHO MACROSUL

O Grupo de Trabalho - MACROSUL, foi criado a partir do Encontro Macro SUL - RENAST em 2012, no Balneario Camboriu/SC. É constituido por técnicos dos CERESTs dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com participação de Universidades e controle social e assessoria dos profs Carlos Minayo, Jorge Mesquita.

O GT tem trabalhado a partir de tres prioridades para vigilância,  elencadas no Encontro, para trabalho articulado pelos tres estados.São elas: Trabalho Rural, Vigilancia da saúde dos trabalhadores de frigorificos, vigilancia da saúde dos trabalhadores de postos de combustiveis.

Foram realizados encontros em 2012, 2013 e 2014 com elaboração de diagnósticos, discussão de estratégias, troca de experiências.

No encontro realizado em 7 e 8 de dezembro em Curitiba, além da avaliação das ações nos ramos priorizados, houve a participação do prof Beto Novaes da UFRJ - que realizou a oficina: "Educação através da imagem". Foram apresentados e dicutidos os videos: "Sementes", "Eletricitários", "Migrantes", "Nuvens de Veneno", que são importantes instrumentos de comunicação para a saúde do trabalhador.