Você está aqui

Destaques: Mai-Jun 2013

Foto de Renast Online

IESC/UFRJ abre inscrições para Curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento

Inscrições poderão ser efetuadas do dia 06 de Junho ao dia 21 de Junho de 2013

O Laboratório de Ensino a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ), integrante da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), estará com seleção aberta para o curso de Capacitação a Distância em Saúde, Desastres e Desenvolvimento do dia 06 de Junho a 21 de junho de 2013...

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Epidemiologia do Câncer e o Telessaúde/UERJ promovem em 18 de junho de 2013 o Seminário Online Interativo "Os princípios de Saúde do Trabalhador e o Reflexo na Saúde Coletiva. O evento contará com a palestrante Dra. Ana Inês Simões Cardoso de Melo, Professoa Adjunta UERJ e será moderado pela Prof. Dra. Fátima Sueli Neto Ribeiro...

12 de junho é Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Segundo dados da ONU estima-se que 115 milhões de crianças ao redor do mundo estejam envolvidas com trabalhos perigosos, com riscos à saúde e segurança. O trabalho infantil tem causas complexas: Econômicas/Sociais/Políticas e Culturais.

Para marcar esta data 35º Encontro Presencial do Fórum de Acidentes de Trabalho que abordará o tema dos acidentes com menores de 18 anos de idade. Veja a programação..

Qualificar profissionais que atuam no SUS para incorporar as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas de saúde, de modo a solucionar problemas concretos, considerando o processo produtivo como determinante do processo saúde-doença e da degradação ambiental é o objetivo do curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP – na modalidade a distância desde 2006. Atualmente, com cerca de 800 alunos, o curso está sendo ministrado para 14 municípios do estado de São Paulo.

Em seu comentário da semana, Luiz Gonzaga Belluzzo aborda a falta de cobertura correta da mídia brasileira ao desabamento do prédio que abrigava várias unidades manufatureiras em Bangladesh. Para o economista, o incidente, que matou mais de mil pessoas, tem mais significados.

Informe do Centro Colaborador UFBA/ISC/PISAT – MS/DSAST/CGSAT

"Neste informe apresentam-se a distribuição dos óbitos e do coeficiente de mortalidade por acidentes de trabalho entre motoristas do transporte de carga no Brasil, com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade, SIM, além de indicadores alternativos do nível de perigo enfrentado como as razões acidente:frota de caminhões e acidentes:extensão da malha rodoviária medida em quilômetros (km). Para os acidentes de trabalho não fatais, apresentam-se as características dos casos notificados no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do DATASUS, ainda pouco registrados devido a sua etapa de implantação para os agravos relacionados ao trabalho."