Você está aqui

Ações Comemorativas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Foto de Wylna Amorim Espinar

Nos dias 27, 28 e 31 de Julho de 2017 o CEREST regional do Cabo de Santo Agostinho realizou duas atividades, a primeira foi a participação da Coordenadora do CEREST, Rubenita Sobral, no Programa “Mesa Redonda” da Cabo FM,do dia 27 de julho de 2017, sendo entrevistada pelo  radialista Carlos Eduardo,  esta destacou a importancia do CEREST, orgão implantado a 10 anos pelo prefeito Lula Cabral, que tem como area de abrangencia mais 01 da região metropolitana do Recife e mais 15 da zona da Mata Sul de Pernambuco, ela salientou também que em todo estado funcionnam 8 CERESTs para 185 municipios. Ainda na entrevista Rubenita explicou o papel do CEREST Cabo, que é o de promover ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilancia . Destacando também, outro orgão importante vinculado à Secretaria de Saúde do Cabo, o Nucleo de Atenção em Saúde do Trabalhador, que tem um papel fundamental de assistencia à saúde do trabalhador, sendo o pioneiro no Estado de Pernambuco. O NAST atende os trabalhadores cabenses sejam formais, informais e autonomos, promovendo o bem estar e integridade dos trabalhadores, além de prestar suporte tecnico para a Junta Médica municipal e ao Instituto de Previdencia Municipal – CABOPREV.

 A segunda atividade, executada nos dia 27 , 28 e 31 de julho nos horarios da manhã e tarde, foi uma ação Educativa em Saúde do Trabalhador para a população, metodologia utilizada foi a Sala de Espera, realizada na Sala de recepção do Centro Administrativo Municipal II (CAM II), espaço ocupado pela Secretaria de Saúde, CEREST, NAST , Junta Médica , Junta Militar , Secretaria de Infra Estrutura, ... Pela recepção circulam, diariamente, em torno 400 pessoas , dentre funcionários e publico em geral, sendo tambem a sala de espera para o atendimento dos médicos do NAST e da Junta médica e ponto de encontro dos motoristas da secretarias.

Realizamos exibição no telão de videos sobre acidentes de trabalho com caminhoneiros, motociclistas e motoristas de carros de passeio, demostrando o risco da imprudencia e da fatalidade, sempre reforçando a premissa de que a Prevenção é a melhor maneira de evitar acidentes, também foram exibidos videos com animações sobre educação e prevenção a acidentes de trabalho, essas animações alertavam sobre o risco de quedas de altura, choque eletricos, incendios e organização no ambiente de trabalho. Durante as exibições a equipe do CEREST estava sempre orientando e esclarendo ao publico o que era aqule evento e conversando sobre acidentes de trabalho.

Ainda nesta atividade de sala de espera realizamos quatro palestras para aproximadamente 60 pessoas, com os temas;

O que é Saúde do Trabalhador
CEREST atribuições e Area de Abrangencia
Quem é o Trabalhador atendido pelo SUS
O Que São Riscos Ocupacionais

Outra atividade realizada durante os dois dias foi a distribuição de panfletos aluzivos à data e sobre o CEREST, num total de aproximadamente 800 panfletos , que foram entregues a todos que passaram pela recepção naqueles dias.