Você está aqui

O QUE É A MASCULINIDADE SAUDÁVEL? / DIA DE COMBATE A HIPERTENSÃO NO CONTEXTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Abas primárias

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Fábio Péclat dos Santos e Hamilton José Amorim Rezende, da Coordenação Estadual de Promoção da Saúde, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, discorreram sobre a masculinidade saudável, tema atual e relevante para a sociedade.

A sensibilidade dos autores ao tema abre o texto com uma belíssima estrofe do poema de Lucas Alves Amaral descrevendo que o homem necessita de espaço de escuta e sensibilização para dialogar sobre seus sentimentos.

Com expertise, descrevem o conceito padrão de masculinidade como comportamento que se justifica pelo fato de pertencer ao sexo masculino, dando sequência ao instituído na sociedade. Já a “masculinidade saudável”, configura-se em significados e práticas que rompem com esse modelo normativo de masculinidade.

André Granato de Araújo, da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador, contextualizou a Hipertensão Arterial de maneira clara e objetiva, deixando evidente que esta doença crônica, não transmissível, possui causas multifatoriais e pode levar a problemas cardiovasculares fatais.

Esclarece que, em muitos casos, ela é desapercebida, por ser assintomática, o que pode levar ao diagnóstico tardio. Assim, se faz importante o estabelecimento de estratégias para conscientizar a população sobre a relevância da prevenção e tratamento deste importante agravo.