Você está aqui

Boletim Informativo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiás, outubro 2022

Foto de Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador SES-GO

Nesta edição Dr. Frederico Martins de Araújo Neto, Médico Psiquiatra, contextualiza a saúde mental e o suicídio, mapeando as sobrecargas e pressões dos processos de trabalho com entendimento da ação implacável dos estressores presentes nos mesmos e que podem desencadear hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout, ideação suicida e até o suicídio.

No campo das estratégias de cuidado com a saúde mental, o autor traz o autocuidado e a redução à exposição a estressores do trabalho como promotores do mesmo.

A sociedade carece valorar e investir na saúde mental, fomentando a colaboração intersetorial e redes comunitárias de serviços interconectados que integrem os serviços de saúde mental à atenção geral de saúde.

A Psicóloga Juliana de Sousa Pires apresenta ao leitor a prática da Constelação nas organizações de trabalho. Originária da filosofia sistematizada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, foi reconhecida como uma Prática ntegrativa e Complementar, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 2018.

Hellinger reconheceu a existência de regras ou ordens naturais nos sistemas, que os regem, orientando o seu funcionamento. No sistema organizacional, a percepção destas ordens auxilia na observação das práticas de trabalho, o que permite uma análise das relações e os processos de trabalho como um conjunto integrado de componentes inter-relacionados e interdependentes.