Você está aqui

CEREST Ubá e PETI finalizam capacitação sobre Trabalho Infantil

Foto de Cerest Regional de Ubá

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), finalizaram a 3ª etapa da Capacitação sobre o Trabalhado Infantil.

A atividade teve como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde das Estratégias Saúde da Família (ESF’s) de Ubá, já que os mesmos possuem um maior vínculo com as famílias, sendo de extrema importância na prevenção e reconhecimento de casos.

Com base no redesenho do PETI, buscou-se o fortalecimento da articulação das redes de proteção, atuando em conjunto com as demais políticas públicas voltadas à prevenção, identificação e proteção de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Nas capacitações foram exibidos vídeos explicativos sobre o tema, foi realizada apresentação de slides e uma roda de conversa. Luciana falou sobre o que é Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, seu redesenho, objetivos, forma de atuação e competências da área social, sempre em parceria com a rede socioasistencial, destacando a saúde como importante parceiro. O CEREST por sua vez, chamou a atenção para a saúde dessas crianças e adolescentes enquanto trabalhadoras e para os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e psicológicos aos quais estão expostas .

Enfatizando sempre a importância dos agentes, o fluxo de encaminhamentos e contatos dos setores de referência como os CRAS da área de abrangência, CEREST e CREAS foram repassados aos participantes. Uma pasta com materiais sobre o tema e orientações foi entregue em cada unidade, para que os agentes tenham material de apoio. Foi explicada também a alternativa de se denunciar os casos no Disque 100, resguardando o profissional que realizar a denúncia.

A capacitação foi uma parceria entre a Secretaria de Saúde, através do CEREST, e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CREAS e do PETI. Representando o PETI, participou da ação, a Técnica de Referência e Psicóloga, Luciana Marini. O CEREST foi representado pelo Coordenador Thiago Wendt Antunes, pela Psicóloga Fernanda Moreno, pela Fonoaudióloga Juliana Paiva, pela Fisioterapeuta Fernanda Toledo e pela Assistente Social Geanne Juste.