CEREST Ubá participa de Campanha contra o Trabalho Infantil

Atualizado em:

sexta-feira, 23 Junho, 2017 - 10:42

No dia 21 de junho de 2017, o CEREST Ubá participou como parceiro de um evento para marcar a Campanha Contra o Trabalho Infantil, que tem como data comemorativa o dia 12 de junho. A ação foi realizada pelo  CREAS, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI),  na Praça do CEU’s (Centro de Esportes Unificados) e teve a participação de mais de 100 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Tânus Feres de Andrade (Curumim II) e Escola Estadual Padre Joãozinho e alunos das oficinas dos CRAS e do Projeto Social Ação Carinho Primavera.

Inicialmente, foi realizada pela técnica de referência do PETI e CEREST, uma roda de conversa com os participantes com exibição de vídeos sobre o tema. Em seguida, as crianças e adolescentes foram convidadas a exercer seu direito de acesso ao lazer, cultura e esporte através das atividades da Rua de Lazer, que contou com: atividade de recreação, oficina de dança, oficina de brinquedos reciclados, oficina de pintura facial, oficina de confecção de catavento (símbolo da campanha), oficina de cartilha educativa, atividades e jogos esportivos.

O CEREST Ubá, trabalhou com as crianças uma cartilha educativa criada pelas próprias profissionais, com jogos e atividades que remetem de forma explicativa ao trabalho infantil, como cruzadinha, jogo dos 7 erros,  opções para se colorir, entre outros. Assim, puderam aprender um pouco mais e ao mesmo tempo brincando. Também puderam participar de um jogo, onde foram fixados no mural vários desenhos exemplificando o que as crianças podem fazer, como responsabilidade e o que não podem, que caracteriza exploração e trabalho infantil. Cada uma colocava um X no que era errado e um V no que era certo. Foi um momento muito importante de interação.

Representaram o CEREST nessa ação, a Psicóloga Fernanda Moreno, a Fisioterapeuta Fernanda Toledo e a Assistente Social Geanne Juste.