Você está aqui

Oficina: Sensibilização para Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes em situação de trabalho

Foto de CEREST - Duque de Caxias

ESTADO DO RIO DE JANEIRO
PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE
DEPARTAMENTO DE VIGILANCIA EM SAÚDE
                                                  CENTRO DE REFERÊNCIA SAÚDE DO TRABALHADOR                                                         

CONVITE

Oficina: Sensibilização para Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes em situação de trabalho

O trabalho infantil se inscreve como um dos grandes desafios da contemporaneidade. Embora o IBGE venha apontando uma redução considerável do percentual do trabalho infantil no Brasil, ainda há uma parcela não desprezível de crianças em situação de trabalho e adolescentes em condições de trabalho inadequadas ao seu desenvolvimento e formação. 

O trabalho infantil e a inserção do adolescente no mercado de trabalho de forma inadequada podem acarretar em prejuízos no crescimento e no desenvolvimento; sobrecarga física; sofrimento psíquico; além de afetar o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social; bem como favorecer o manutenção de um ciclo de pobreza.

Diante dessa problemática, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Duque de Caxias, em parceria com o Núcleo de Estudos da Saúde do Trabalhador Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NESA/UERJ) e com os Programas de Saúde do Trabalhador dos municípios de Duque de Caxias, Magé, Queimados e São João de Meriti, convida as instituições de proteção, de garantia de direitos da criança e do adolescente e áreas afins do município de Duque de Caxias e demais municípios de abrangência do Cerest a participar de um evento de sensibilização sobre a temática da “Proteção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes em Situação de Trabalho”, bem como de uma pesquisa com o objetivo de conhecer as expressões de trabalho infantil prevalentes na região.

Para a realização da pesquisa contamos com o auxílio de cada instituição no preenchimento de um breve questionário que será encaminhado previamente para ser devolvido no dia do evento.

O evento será realizado no dia 21 de novembro de 2013, na Faculdade Flama, localizada na Rua Pedro Corrêa, nº 370 - Vila Meriti, Duque de Caxias (rua do 15º Batalhão), de 9h às 17h.

Cada instituição poderá indicar 02 representantes para participarem do evento. Favor confirmar presença por email cerestduquedecaxias@hotmail.com ou no contato de telefone 2672-2597.

Contamos com a presença de todos!

Debora Lopes
CEREST – Duque de Caxias