Você está aqui
Resenha: Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea

SAÚDE DO TRABALHADOR NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Gomez CM, Machado JMH, Pena PGL, organizadores. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011. 540p.
ISBN: 978-85-7541-204-6
Desafios permanentes para a Saúde do trabalhador
Carlos Minayo Gomez, Jorge Mesquita Huet Machado e Paulo Gilvane Lopes Pena são os organizadores do livro Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea, publicado pela Editora Fiocruz, em 2011. São três acadêmicos militantes da construção da Saúde do Trabalhador no Brasil, o que significa dizer que esta obra não tem nenhuma neutralidade. Assim como nada em ciência e política é neutro. Na verdade, o livro é uma coletânea de importantes textos que atravessam o chamado campo da Saúde do Trabalhador em diferentes e atualizados temas agrupados em quatro partes. Saudamos sua publicação que vem preencher importantes lacunas da produção bibliográfica brasileira. De modo geral, a obra apresenta uma preocupação com o rigor conceitual, são décadas de debate e de embates, demarcando as diferenças conceituais com a Medicina do Trabalho e a Saúde Ocupacional. Esta sem dúvida é uma contribuição ontológica e epistemológica da maior importância e que é construída e reconstruída de modo interdisciplinar. A categoria trabalho, na nova ordem mundial, com suas revoluções técnico-científicas e profundas transformações nos modos de produção está a desafiar cotidianamente os profissionais de saúde, instando-os a rever os processos e as consequências para a saúde dos trabalhadores, assunto tratado já na introdução.
Leia a resenha completa.
Lia Giraldo da Silva Augusto (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil.)
AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva. Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 10, p. 2071-2075, out. 2011. Resenha. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2011001000022. Acesso em: 14 dez. 2018.