Portal da Inovação na Gestão do SUS - redes e APS

O Portal da Inovação na Gestão do SUS – Redes e APS é uma ferramenta de gestão do conhecimento desenvolvido pela OPAS/OMS Brasil em parceria com Ministério da Saúde, Conass e Conasems.

É um espaço virtual dedicado aos gestores do SUS, principalmente, aos que estão diretamente envolvidos com a gestão regional. A ideia é proporcionar aos gestores conhecimentos organizados e sistematizados sobre a gestão de redes de atenção coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de documentos oficiais, publicações específicas, artigos científicos e estudos de caso de experiências significativas.

Merece destaque no Portal o espaço criado para o Laboratório de Inovação, uma estratégia que visa à produção de evidência sobre boa gestão, a partir de práticas inovadoras desenvolvidas pelos gestores do SUS e de outros países.

Todos esses conhecimentos estão organizados de forma a fornecer elementos concretos aos gestores para construir suas próprias soluções e instrumentos gerenciais.

Por que Inovação na Gestão?

Para o gestor a inovação é uma função fundamental e ele precisa de competências para poder administrar o processo de mudança da melhor forma possível visando conter os custos, os tempos, minimizar os riscos e maximizar o impacto.

Inovação é entendida como a intencional introdução e aplicação num grupo ou organização de idéias, processos, produtos ou procedimentos novos para a unidade que os adota, destinada a produzir benefícios significativos para indivíduos, grupos ou à comunidade em geral.” (West, 1990 apud Omachonu, 2010, p.3. Tradução do Portal).

Comunidade de prática dos gestores

Este Portal tem a pretensão de se tornar uma das principais referências de gestores, profissionais, dirigentes e quadros técnicos do SUS envolvidos na gestão das Regiões de Saúde. Aqui desejamos proporcionar todos os principais serviços informativos e de gestão de conhecimento necessários ao desenvolvimento de uma “comunidade de prática” de gestores, numa lógica de aprendizagem onde se aprende “um do outro e junto com os outros”, num ambiente colaborativo, de socialização de saberes, experiências, conhecimentos.

Acesse

Gerência

Elisandréa Sguario Kemper
Consultora OPAS/OMS Brasil
kempere@bra.ops-oms.org

Supervisão

Renato Tasca
Coordenador OPAS/OMS Brasil
tascaren@bra.ops-oms.org

Equipe Técnica

Flavio Goulart (literatura) goulart.fa@gmail.com
Vanessa Borges (jornalista) vane2312@gmail.com
Adriana Marques (conteudista) adriana.aletheia@gmail.com
ASantiago Mídias Digitais (Desenvolvimento e suporte ambiente web) santiago.andreluiz@gmail.com