Inventários de Saúde do Trabalhador

Os Inventários de Saúde do Trabalhador têm por objetivo fomentar o processo de monitoramento e avaliação da implementação da Ponítica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, tendo como foco sua estratégia principal, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).

A iniciativa é conduzida pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST/DSAST/SVS/MS) em parceria com universidades e institutos de pesquisa. A primeria edição do inventário foi realizada no ano de 2009. A partir de então os estudos passaram a ser realizados a cada dois anos, com edições em 2010-11, 2012-13. Atualmente está em andamento a quarta edição do inventário, tendo como referência os anos 2014-15.

Complementado pelas atividades regulares da CGST junto aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o inventário aborda aspectos de gestão, controle social, estrutura e ações dos Centros de Referência CEREST, captados através de um questionário eletrônico enviado ao coordenadores das unidades.