Fórum Acidentes de Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados

O Fórum Acidentes de Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados é um espaço criado com a finalidade de apoio às atividades de grupo de estudos e discussões - presenciais e virtuais - de temas relacionados à análise e prevenção de acidentes do Trabalho, criado por iniciativa conjunta de docentes das áreas de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP e, no início, da Engenharia de Produção da UNIMEP Piracicaba.

Atualmente o projeto é desenvolvido de modo conjunto por docentes da Faculdade de Saúde Pública da USP, Prof Dr Rodolfo Andrade Gouveia Vilela e da FMB-UNESP, Prof Dr Ildeberto Muniz de Almeida.

O conteúdo dessa página é aberto à visitação pública e permite cadastramento gratuito. Os participantes cadastrados serão comunicados de mudanças realizadas na página e poderão participar de trocas de correspondência e enviar suas opiniões, sobretudo via módulo Fóruns da Página.

Criado no primeiro semestre de 2008, o grupo procura, entre outras coisas, representar espaço de discussão de questões teóricas relativas ao tema, de troca de experiências, de compartilhamento de sugestões de leituras, de dúvidas relacionadas ao que estamos fazendo, de troca de informações sobre atualidades e eventos de interesse dos participantes.

A necessidade desse espaço foi identificada na vivência comum de atividades desenvolvidas na segunda fase de projeto de pesquisa intitulado "Ações interinstitucionais para o diagnóstico e prevenção de acidentes do trabalho: aprimoramento de uma proposta para a Região de Piracicaba". Em seus primeiros anos o projeto recebeu apoio da FAPESP (06/51684-3), dentro da linha de financiamento em apoio ao desenvolvimento de Políticas Públicas

As atividades previstas incluem encontros presenciais periódicos (vide agenda anual) divididos em dois momentos e esse espaço virtual.

Sobre os encontros presenciais:

A primeira parte, com início às 8:30 h da manhã e cerca de duas horas de duração, consistirá em discussão de tema(s) com aspectos conceituais, como a contribuição de autores escolhidos (por exemplo, capítulo de livro como feito na primeira reunião, ou relato de experiência como na reunião de 10 de abril); apresentação de estudo de integrante do grupo ou convidado ou outro tema escolhido pelos participantes.

Na segunda parte, apresentação e discussão de caso de análise de acidentes da vivência de participantes, de filme, de publicação ou equivalente.

Idealmente, os responsáveis pelas apresentações disponibilizarão no tópico Encontros Presenciais - Material Referência desta página, formas de acesso a leituras de base, relatos dos casos e até sugestões de materiais complementares.

No primeiro encontro ficou decidido rodiziar o local (cidade) sede dos encontros. No tópico Agenda você encontrará informações sobre datas e locais dos encontros. No início as sedes dos encontros foram Botucatu, no auditório do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Botucatu, e Piracicaba. Atualmente os encontros rotineiros alternam entre Piracicaba e São Paulo (Fac de Saúde Pública da USP). Esses últimos contam com transmissão ao vivo via IPTV USP.

Esta página, elaborada com a plataforma moodle,  funciona como apoio à realização das atividades presenciais e também como espaço para troca de idéias nos intervalos entre os encontros. Assim é que, tendo acesso ao material disponibilizado na página cada um dos participantes poderá enviar comentário, explicitar dúvidas, discordar, enfim, manifestar-se abrindo a discussão. Desse modo, esperamos poder otimizar as discussões presenciais centrando-as em eventuais pontos polêmicos ou a esclarecer.

Aos poucos esperamos que esse espaço sirva de apoio a todos os interessados em análises e prevenção de acidentes. Para isso, esperamos disponibilizar informações e dicas e, principalmente, constituir espaço de discussão sobre dúvidas do dia a dia dos participantes.

Acesse o fórum e veja a programação de 2016

O Prof. Rodolfo Andrade Gouveia Vilela apresenta o fórum e convida a palestrante.Acidentes de Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados na Abertura do seu 23º Encontro Presencial