Você está aqui

Capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador

Os Projetos de Capacitação de VISAT desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (DIHS/ENSP/Fiocruz), em parceria com outras instituições, e financiados pelo Ministério da Saúde, são desenvolvidos em duas modalidades de formação:

1) a de Multiplicadores/Facilitadores;

2) a de Curso Básico para agentes da Renast, Vigilância Sanitária, Controle Social e outras instituições parceiras.

A formação de Multiplicadores tem como objetivo preparar, mediante critérios de seleção, um grupo de profissionais para ministrar os cursos básicos. Este curso é realizado em duas etapas de 40 horas cada e organizado de comum acordo com as coordenações locais dos Cerest que participam do Projeto. Os profissionais, uma vez formados, passam a constituir um Banco de Multiplicadores, vinculado aos projetos, de modo a serem referência para auxiliar na formação da Renast no território nacional.

O Curso Básico é organizado na modalidade de imersão de 40 horas, com ação em serviço e desencadeamento de intervenções sobre os processos produtivos de interesse do nível local onde o curso é realizado. O curso é ministrado por dois multiplicadores e supervisionado pela Coordenação Colegiada do Projeto (Ccol) e Coordenação Técnica.

Acesse o blog do projeto

Equipe

Coordenador Geral

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
Médico Sanitarista
Médico do Trabalho
Doutor em Saúde Pública
Professor / Pesquisador - Grupo Direitos Humanos e Saúde – DIHS da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/ Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ
Coordenador do Projeto “Subsídios para elaboração do curso básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador”.