Série histórica de acidentes de trabalho (INSS)

Fonte: INSS/IBGE

Período: 2002 a 2014

Agregação: Brasil, estados, CERESTs, municípios

Indicador Definição
População
  • 1980, 1991, 2000 e 2010: IBGE - Censos Demográficos
  • 1996: IBGE - Contagem Populacional
  • 1981-1990, 1992-1999, 2001-2006: IBGE - Estimativas preliminares para os anos intercensitários dos totais populacionais, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.
  • 2007-2009: IBGE - Estimativas elaboradas no âmbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais.
  • 2011-2014: IBGE - Estimativas populacionais enviadas para o TCU, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.

Para alguns anos, os dados aqui apresentados não são comparáveis com as estimativas populacionais fornecidas ao TCU, devido a diferenças metodológicas para estimar e projetar os contingentes populacionais. Veja a nota técnica para detalhes da metodologia.

Acidentes de trabalho (com CAT) Corresponde ao número de acidentes cuja Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT foi cadastrada no INSS. Não são contabilizados o reinício de tratamento ou afastamento por agravamento de lesão de acidente do trabalho ou doença do trabalho, já comunicados anteriormente ao INSS.
Acidentes de trajeto São os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa.
Acidentes sem CAT Corresponde ao número de acidentes cuja Comunicação de Acidentes Trabalho – CAT não foi cadastrada no INSS. O acidente é identificado por meio de um dos possíveis nexos: Nexo Técnico Profissional/Trabalho, Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário – NTEP ou Nexo Técnico por Doença Equiparada a Acidente do Trabalho. Esta identificação é feita pela nova forma de concessão de benefícios acidentários.
Doenças profissionais Corresponde à quantidade de acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social.
Óbitos relacionados ao trabalho Corresponde a quantidade de segurados que faleceram em função do acidente do trabalho.

Observações:

  • Em fase de testes. Espera-se imprecisões nas informações. Nesta fase do desenvolvimento é disponibilizado para os colaboradores do site para avaliação e testes. Faça login para acessar o sistema.
  • Dados sobrs abrangência dos CERESTs apresentando lacunas e dupla cobertura. Em processo de correção.

Cadastre-se e faça login para acessar o sistema. Caso tenha esquecido sua senha, clique aqui.