Tocantins

Cod. IBGE: 
17

Estado, OPAS e Fiocruz oferecem Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho

Parceria firmada por meio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) com a Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde ( OPAS/OMS), da Escola FIOCRUZ de Governo da Gerência Regional de Brasília (EFG/Gereb/Fiocruz promoverá o  curso de Especialização em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho. Interessados podem se inscrever de 16 a 20 deste mês.

Premiação de trabalhadores não acidentados em frigoríficos preocupa categoria

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA Afins) participou na última quarta (29/10) do seminário Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Goiânia (GO).

Seminário destaca a vigilância em saúde do trabalhador

Nessa quarta-feira (27/8), ocorrerá o seminário Olhares sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), que contará com a participação de pesquisadores de referência do campo. Organizado pelas coordenadoras do curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador da ENSP, Ana Braga e Jussara Brito, o evento será composto por duas mesas-redondas com os temas: Subsídios para a Visat na produção rural e A interdisciplinaridade nas ações de Visat, além de um debate sobre Qualificação da Informação sobre acidentes e agravos.

Saúde do trabalhador na Atenção Primária: percepções e práticas de equipes de Saúde da Família

O estudo buscou conhecer a percepção de equipes de Saúde da Família sobre as relações trabalho-saúde-doença e identificar estratégias, facilidades e dificuldades para prover o cuidado aos trabalhadores. Foram realizados grupos focais com profissionais de unidades básicas em: Palmas (TO), Sobral (CE) e Alpinópolis (MG). Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin para sistematização e análise dos dados. Os resultados revelam que as ações de cuidado dos trabalhadores são pontuais e pouco articuladas com as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Entre as dificuldades estão: sobrecarga de trabalho; despreparo das equipes para as questões que envolvem as relações trabalho-saúde-doença; falta de apoio institucional, entre outros. O apoio matricial às equipes de saúde pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e outras instâncias do SUS foi identificado como facilitador das ações.

Etapa macrorregional da 3ª Conferência Estadual de Saúde do trabalhador e da trabalhadora inicia nesta segunda-feira em Gurupi

Inicia nesta segunda-feira, 14, em Gurupi, a macrorregional da 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no auditório da UFT – Universidade Federal do Tocantins. A abertura do evento acontecerá a partir das 18h, com previsão de participação de 000 delegados de 00 municípios das regiões de saúde Médio - Norte Araguaia e Cerrado Tocantins – Araguaia.

Araguaína sedia 2ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 2ª Conferência Regional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nos dias 3 e 4 de Abril. O evento, que tem como tema “Direito de todos e todas e dever do Estado”, será realizado no auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Palestras abrem a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na região do Bico

Com palestras enfocando a saúde dos trabalhadores, deu inicio nesta segunda, 31, no auditório do Centro Educação La Salle, em Augustinópolis, a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CEST-TO. O encontro objetiva propor diretrizes de implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador inicia no norte do estado nesta segunda-feira

A primeira etapa macrorregional da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – CNST iniciará nesta segunda-feira, 31, no auditório do Centro Educação La Salle, ás 19h, em Augustinópolis, localizada na região norte do Tocantins. Cerca de 150 pessoas participarão do encontro.

ENSP formará agentes de vigilância para a RENAST

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (Dihs), pretende formar 2400 Agentes de Vigilância para a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A iniciativa é coordenada pelo pesquisador do Dihs/ENSP Luiz Carlos Fadel, que reuniu representantes das três regiões no final de fevereiro, na ENSP, para definir a coordenação colegiada do projeto.

Páginas

Subscribe to RSS - Tocantins