Rio de Janeiro (RJ)

Cod. IBGE: 
330455
Área: 
1.182,29Km2
População (2000): 
5.857.904
PEA (2000): 
2.791.262
Pop. Ocupada (2000): 
2.348.173,12
PIB 2009 (R$ de 2000 (mil)): 
84.867.058,44

Desafios para o SUS frente ao cenário de perdas sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras será o tema da Oficina do GT de Saúde do Trabalhador da Abrasco

A Oficina do Grupo de Trabalho em Saúde do Trabalhador no XII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva discutirá as mudanças no mundo do trabalho e às contra-reformas trabalhista e previdenciária: desafios para o Sistema Único de Saúde. A oficina será realizada no dia 24 de julho de 2018,  na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Veja a programação abaixo.

Saúde no trabalho e estratégias sindicais: experiências francesas e brasileira

O Cesteh promove na próxima semana o evento  Saúde no trabalho e estratégias sindicais: experiências francesas e brasileira. O encontro ocorrerá nos dias 10, a partir das 13:30, e 11 de maio, começando às 9 horas, no Salão Internacional da Ensp

Mesa redonda: Acidentes de Trabalho no Brasil, realidade e desafios. Dia 03/05, às 9:30h

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública(Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 3 de maio, o evento Acidentes de Trabalho no Brasil: realidades e desafios, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças do Trabalho, lembrado em 28 de abril, e em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente em 1º de Maio.

IV Encontro sobre Formação em Saúde do Trabalhador

O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz/MS) convida para o IV Encontro sobre Formação em Saúde do Trabalhador, que será realizado nos dias 22 e 23 de maio de 2018, de 9h à 16h, na Fiocruz/Rio de Janeiro.

Esse encontro tem por finalidade:

Goiânia, Rio e Irati preparam lançamentos do Dossiê Abrasco

Eventos acontecerão em universidades federais e durante a 14ª Jornada de Agroecologia. Atividades contarão com a presença de autores e ativistas

Informação científica clara, conhecimento transdisciplinar e em diálogo com os movimentos sociais e com as comunidades fazem do Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde uma ferramenta fundamental para o debate a respeito do modelo de agricultura e de sociedade que vivemos.

Pesquisa revela nível de estresse entre bombeiros do RJ

O estresse foi o transtorno relacionado ao trabalho mais citado em pesquisa realizada com bombeiros militares do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho desenvolvido pela psicóloga Kátia Maria Oliveira de Souza, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é fruto de seu doutorado em Saúde Pública realizado na ENSP.

Mesa Redonda "A Configuração do Trabalho na Contemporaneidade e suas consequências: perda dos direitos e os agravos à saúde mental dos trabalhadores"

O Projeto de Extensão em Saúde do Trabalhador da Escola de Serviço Social da UFRJ convida para evento a ser realizado na data de 13 de dezembro, no Auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ, Campus Praia Vermelha.

Agrotóxico: ações devem controlar impactos na saúde

O uso intensivo de agrotóxicos no Brasil tem sido pauta de eventos na ENSP e na Fiocruz. Com a proximidade da Rio+20, o tema ganha novo fôlego. Em seminário realizado na ENSP nos dias 4 e 5 de junho, representantes de várias instituições discutiram o enfrentamento dos impactos dos agrotóxicos na saúde humana e no ambiente como forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

Páginas

Subscribe to RSS - Rio de Janeiro (RJ)