Pernambuco

Cod. IBGE: 
26

2º Curso de Especialização à Distância em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador será lançado em agosto

Dando continuidade ao trabalho de formação dos profissionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST/DSAST/SVS/MS) em parceria com a Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva (UFBA/ISC) , lançará em agosto de 2018 o 2º Curso de Especialização à Distância em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador (CEPIST 2), para atender aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SU

Uma Agenda Para Saúde e desenvolvimento para os trabalhadores e trabalhadoras

O CEBES foi convidado a participar no período de 31 a 2 de Abril de 2014 do I Encontro Nacional de Conselheiras e Conselheiros de Saúde do Campo com discussão sobre a pauta sindical e a agenda política para promover e defender a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias. No dia 23 de Abril de 2014 essa discussão se repetiu na 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT. Este texto descreve parcialmente a discussão que considerou aspectos globais da Seguridade Social englobando o SUS e a Previdência Social como direito humano e constitucional que deve ser conquistado e discutido na 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador do Brasil.

Aumentam os acidentes de trabalho em Petrolina, no Sertão de PE

Os casos de acidentes de trabalho na construção civil aumentaram em todo o país. O município de Petrolina, no Sertão pernambucano, tem seguido a tendência nacional.  Nos primeiros meses de 2014, já foram notificados 32 acidentes de trabalho na cidade. Um número que superou o do mesmo período do ano passado, que atingiu 29.

Fiocruz Pernambuco promove debate sobre desenvolvimento e sustentabilidade, em 28/3

Em 28 de março, o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz PE) promoverá o debate Polos de desenvolvimento e a sustentabilidade em questão – o caso de Goiana (PE). A pesquisa foi encomendada pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobras) com o objetivo de traçar ações para a promoção do progresso da cidade baseadas na sustentabilidade e na preservação da cultura local. O evento contará com a presença do secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa e será conduzido por Tereza Lira, pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva.

ENSP formará agentes de vigilância para a RENAST

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (Dihs), pretende formar 2400 Agentes de Vigilância para a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A iniciativa é coordenada pelo pesquisador do Dihs/ENSP Luiz Carlos Fadel, que reuniu representantes das três regiões no final de fevereiro, na ENSP, para definir a coordenação colegiada do projeto.

Fórum no Recife discute venda de produtos com agrotóxicos

O uso e os reflexos de agrotóxicos nos alimentos serão discutidos no Recife no Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio-ambiente e na Sociedade, nesta terça-feira (11). O encontro será na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir das 8h30. Debates e denúncias sobre venda de produtos com agrotóxicos em feiras orgânicas e programação de conferências regionais fazem parte da programação. A discussão conta com a participação de representantes de 20 organizações ligadas à agricultura.

IV Encontro Macrorregional Nordeste em Saúde do Trabalhador: “Discutindo a Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Paraíba instituição vinculada à Secretaria Estadual de Saúde da PB, promoverá no período de 04 á 06 de dezembro de 2013 o IV Encontro Macrorregional Nordeste com o objetivo de discutir a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Região Nordeste.

Estarão presentes gestores e Técnicos da Saúde do Trabalhador dos nove Estados da Região Nordeste (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Maranhão, Sergipe, Bahia, Piauí e Ceará).

CEREST Regional de Petrolina convoca reunião do Conselho Gestor

CONSELHO GESTOR DE SAÚDE DO CEREST REGIONAL PETROLINA – PE
Criado pela Resolução nº 04 de 13 de abril de 2005 do Conselho Municipal de Saúde – CMS.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 07/2013

CGS-CEREST: REUNIÃO ORDINÁRIA

A Coordenação Geral do Conselho Gestor de Saúde do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional Petrolina-PE, no uso de suas competências regimentais e legais, convoca todos os Conselheiros (as) do Colegiado e a comunidade interessada para participarem da 6ª Reunião Ordinária/2013, do CGS-CEREST, a ocorrer:

Páginas

Subscrever RSS - Pernambuco