Minas Gerais

Cod. IBGE: 
31

Protocolo: saúde do trabalhador na atenção primária à saúde

Este protocolo foi elaborado pela equipe técnica do Cerest de Betim em conformidade com as orientações da Diretoria Operacional de Saúde para que a Saúde do Trabalhador fizesse parte do processo de organização da Atenção Primária à Saúde em curso no município.

2º Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente (2ºSIBSA)

O GT de Saúde & Ambiente da ABRASCO irá realizar no período de 19 a 22 de outubro de 2014, na cidade de Belo Horizonte/MG, o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde & Ambiente (2ºSIBSA).

Saúde do trabalhador na Atenção Primária: percepções e práticas de equipes de Saúde da Família

O estudo buscou conhecer a percepção de equipes de Saúde da Família sobre as relações trabalho-saúde-doença e identificar estratégias, facilidades e dificuldades para prover o cuidado aos trabalhadores. Foram realizados grupos focais com profissionais de unidades básicas em: Palmas (TO), Sobral (CE) e Alpinópolis (MG). Utilizou-se análise de conteúdo de Bardin para sistematização e análise dos dados. Os resultados revelam que as ações de cuidado dos trabalhadores são pontuais e pouco articuladas com as diretrizes e objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Entre as dificuldades estão: sobrecarga de trabalho; despreparo das equipes para as questões que envolvem as relações trabalho-saúde-doença; falta de apoio institucional, entre outros. O apoio matricial às equipes de saúde pelos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e outras instâncias do SUS foi identificado como facilitador das ações.

1ª Virada em Saúde e Segurança do Trabalhador é realizada na Tubal Vilela

Ações de saúde e segurança no trabalho foram realizadas nesta sexta-feira (30) na praça Tubal Vilela dentro de um evento promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Cerca de 20 entidades entre sindicatos e órgãos públicos, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), participaram da 1ª Virada em Saúde e Segurança do Trabalhador.

Termina conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Está em andamento, em Belo Horizonte, a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais, com o tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todas e de todos e dever do Estado”. O evento, com realização no auditório Dayrrel Hotel (Rua Espírito Santo, 901 – Centro) até este sábado (31/05), tem como propósito construir propostas para a elaboração da política estadual e nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Vinculação de bancos de dados de acidentes do trabalho fatais dos Estados de São Paulo e Minas Gerais - 2006-2008 - Relatório Técnico - Bancos de Dados

Este relatório expõe os primeiros resultados da vinculação das bases de dados de registros administrativos – o Sistema d e Declaração de Óbitos da Fundação Seade, para o Estado de São Paulo, e do Sistema de Informações sobre Mo rtalidade – SIM, do Ministério da Saúde, para o Estado de Minas Gerais – com a base de Comunicação de Acidentes do Trabalho – CAT, do Ministério da Previdência Social, sobre acidentes do trabalho fatais ocorridos entre 2006 e 2008 nos respectivos Estados.

Oficina de capacitação para representantes municipais da I Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macro Centro de Minas Gerais

Objetivando a discussão e criação de propostas para a Saúde do Trabalhador, a Prefeitura de Sete Lagoas por meio da Secretaria de Saúde/Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Conselho de Saúde e Superintendência Regional de Saúde reuniu centenas de pessoas na última terça-feira (15/04) no mini auditório do Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Na oportunidade, foram criadas doze propostas para a oficina da Macro Centro de Minas Gerais que acontecerá nos dias 08 e 09 de maio na cidade de Jaboticatubas.

Páginas

Subscribe to RSS - Minas Gerais