Mato Grosso do Sul

Cod. IBGE: 
51

2º Curso de Especialização à Distância em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador será lançado em agosto

Dando continuidade ao trabalho de formação dos profissionais da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), o Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST/DSAST/SVS/MS) em parceria com a Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva (UFBA/ISC) , lançará em agosto de 2018 o 2º Curso de Especialização à Distância em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador (CEPIST 2), para atender aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SU

Campanha contra o benzeno continua nos postos de combustíveis de MS

A campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático”, contra a contaminação pelo benzeno nos postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul, continua. A diretoria do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de MS – Sinpospetro/MS faz a distribuição de folhetos com orientações sobre o perigo de contaminação por esse e outros produtos, componentes dos combustíveis, que podem causar câncer e outras doenças  tanto em frentistas e funcionários de postos, como também no próprio consumidor.

Seminário destaca a vigilância em saúde do trabalhador

Nessa quarta-feira (27/8), ocorrerá o seminário Olhares sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), que contará com a participação de pesquisadores de referência do campo. Organizado pelas coordenadoras do curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador da ENSP, Ana Braga e Jussara Brito, o evento será composto por duas mesas-redondas com os temas: Subsídios para a Visat na produção rural e A interdisciplinaridade nas ações de Visat, além de um debate sobre Qualificação da Informação sobre acidentes e agravos.

Conferência sobre saúde do trabalhador reúne mais de 200 em Nova Andradina

Evento contou com representantes da região do Vale do Ivinhema e Grande Dourados

Nova Andradina sediou na última terça-feira (20) a primeira edição da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião de Dourados. A cerimônia realizada na Câmara de Vereadores reuniu cerca de 200 representantes de municípios da região do Vale do Ivinhema e da Grande Dourados.

Será nesta terça em Nova Andradina a 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador

A 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião de Dourados será realizada na próxima terça-feira (20) na Câmara Municipal de Nova Andradina. 

Com início previsto para as 7h30, o evento é realizado através de parceria entre as secretarias e conselhos de Saúde dos municípios de Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Nova Andradina.

A 1ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora deverá reunir profissionais da área, gestores e representantes das localidades inseridas na macrorregião de Dourados.

ENSP formará agentes de vigilância para a RENAST

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por intermédio do Grupo Direitos Humanos e Saúde (Dihs), pretende formar 2400 Agentes de Vigilância para a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A iniciativa é coordenada pelo pesquisador do Dihs/ENSP Luiz Carlos Fadel, que reuniu representantes das três regiões no final de fevereiro, na ENSP, para definir a coordenação colegiada do projeto.

Saúde do trabalhador: Primeiros Cerests rurais começam a funcionar em RR, RO e MT

Em 2011, o Ministério da Saúde autorizou a criação de 10 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador com ações voltadas prioritariamente para populações do campo e da floresta – os Cerests rurais. Esses novos espaços devem atuar diretamente com agricultores e agricultoras, agindo na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, além de encaminhá-los para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde convoca a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de MS

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul publicou nesta quarta-feira (22) o decreto que autoriza e convoca a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Mato Grosso do Sul. De acordo com a publicação, a 3ª Conferência será realizada entre os dias 10 e 11 de junho em Campo Grande, coordenada pela SES e o Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.

Páginas

Subscrever RSS - Mato Grosso do Sul