Ipeadata: base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil

O Ipeadata é uma base de dados macroeconômicos, financeiros e regionais do Brasil mantida pelo Ipea. Com acesso gratuito, oferece também catálogo de séries e fontes, dicionário de conceitos econômicos, histórico das alterações da moeda nacional, e dicas sobre métodos e fontes utilizadas.

Inclui cerca de 7.000 séries históricas - anuais, mensais e diárias - das principais fontes de estatísticas brasileiras e internacionais, atualizadas, além de padronizadas no tempo e no espaço, com valores nominais e reais expressos em uma mesma moeda (R$). Os temas incluídos são população, emprego, salário e renda, produção, consumo e vendas, contas nacionais, finanças públicas, preços, juros, moeda e crédito, balanço de pagamentos e economia internacional.

Os dados regionais perfazem cerca de 1.500 séries desagregadas para estados e municípios. Os dados municipais podem ser agregados em Áreas Mínimas Comparáveis (AMC), recurso que permite realizar comparações intertemporais consistentes para municípios que mudaram de área ou contorno ao longo do tempo. As informações regionalizadas também podem ser visualizadas para regiões administrativas e para bacias ou sub-bacias hidrográficas.

O sistema é amigável, utiliza tecnologias simples e possibilita pesquisar e extrair dados por fontes, tema ou nome da série; construir tabelas, gráficos e mapas; e realizar operações matemáticas e estatísticas, dentre elas o cálculo de variações percentuais, médias móveis, mudanças de base e de periodicidade, e geração de números-índice e logaritmos. O Ipeadata permite ao usuário exportar dados, tabelas, gráficos e mapas para editores como Excel e Word.

O crescimento contínuo e expressivo da utilização do Ipeadata reflete seu sucesso. São mais de 1,7 milhão de sessões e 5,4 milhões de séries consultadas desde 2000. Em 2005, foram registrados 1.440 acessos diários, em média.

Acesse