Guia para Análise da Situação de Saúde do Trabalhador – SUS/BAHIA

Este Guia para Análise da Situação de Saúde do Trabalhador – SUS/BAHIA é apresentado em duas partes. Na primeira, é feita uma introdução do tema, com apresentação do que se pretende com o guia, dos propósitos de uma análise de situação de saúde, quais habilidades e competências devem ser adquiridas, além do conhecimento de alguns conceitos básicos e definições importantes para a construção da análise propriamente dita.

Na segunda parte são apresentados conteúdos e o passo a passo do processo de construção da Análise da Situação de Saúde do Trabalhador (ASST). Esses são organizados segundo os eixos estruturantes a serem caracterizados, descritos e analisados: território, população geral e população trabalhadora; perfil produtivo e potenciais riscos à saúde do trabalhador no território; perfil de morbimortalidade da população trabalhadora; rede de serviços de saúde para atenção e vigilância da Saúde do Trabalhador; rede de apoio institucional e social aos trabalhadores no território. Também constam desta parte as orientações para sistematização e análise das informações e indicadores produzidos, bem como para sua divulgação e comunicação.

Espera-se que o processo de construção da Análise da Situação de Saúde do Trabalhador promova o empoderamento dos sujeitos, o aprimoramento da capacidade de análise de técnicos e gestores da saúde, trabalhadores e demais atores sociais do campo da Saúde do Trabalhador, subsidiando o processo de estabelecimento de prioridades para a intervenção sanitária, proteção da saúde dos trabalhadores e promoção de melhorias das condições, ambientes e processos de trabalho nos territórios.