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O desenvolvimento compartilhado de impressos como estratégia de educação em saúde junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro

RESUMO

Descrevem-se, aqui, o processo e o produto da experiência de elaboração do mural: Um Dia de Merendeira, realizada junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro por equipe de pesquisadores e alunos do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro. A partir de "oficinas em saúde" pautadas na investigação participativa foram levantados problemas e questões relacionadas ao cotidiano de trabalho de merendeiras e serventes. Produzido para socializar nas escolas os resultados das oficinas, o mural é significativo da realidade daquele segmento específico e pretende informar e estimular a reflexão. Com base no referencial de educação popular de Paulo Freire, realizaram-se seis encontros seguindo um roteiro de trabalho para a construção do impresso educativo incluindo a seleção de conteúdos, escolha do gênero comunicativo, estilo e formato do impresso. A criatividade presente nas imagens elaboradas pelos trabalhadores a partir das situações vividas durante a realização de suas tarefas fez, das reuniões, um rico momento de troca, em que as participantes expuseram idéias, valores, crenças, afetos e histórias de vida.

Palavras-chave: Saúde Ocupacional; Impressos Avulsos; Educação em Saúde

Referência bibliográfica: 

SOUZA, Kátia Reis de. el al. O desenvolvimento compartilhado de impressos como estratégia de educação em saúde junto a trabalhadores de escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 495-504, mar./abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000200016>. Acesso em: 20 nov. 2018.

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