Atenção ao sofrimento e ao adoecimento psíquico do trabalhador e da trabalhadora

Cartilha para profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS

Esta cartilha foi produzida a partir de uma parceria do Ministério da Saúde com o Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Ambulatório de Doenças do Trabalho vinculado ao Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É um dos resultados da pesquisa “Proposta para construção de rotinas de atendimento em saúde mental e trabalho em pacientes atendidos na rede do Sistema Único de Saúde”.

Este material é destinado aos profissionais que atendem no Sistema Único de Saúde, em seus diversos níveis, para que possam compreender, detectar e tratar precocemente os casos de sofrimento psíquico relacionados ao trabalho.

Espera-se que a utilização desta cartilha represente uma oportunidade para o aperfeiçoamento do material e de sua adequação, considerando as realidades locorregionais, na perspectiva de melhoria contínua da saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT)
Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador – Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho – LPdT
Hospital de Clínicas de Porto Alegre Serviço de Medicina Ocupacional Ambulatório de Doenças do Trabalho