Você está aqui

Seminário discute saúde do trabalhador na Atenção Básica

Um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai discutir a implantação das ações de vigilância em saúde do trabalhador, a partir da Atenção Básica em Saúde. A atividade será realizada nesta quinta (20) e sexta-feira (21), no auditório 412, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Seminário Macrorregional de Saúde do Trabalhador: Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS é coordenado pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e tem como público alvo profissionais de saúde; pesquisadores da área de saúde, trabalho e direitos sociais; estudantes e profissionais da área prevencionista.

“Pretendemos trabalhar com as linhas de cuidado em saúde da mulher, do homem, do idoso, da criança e do adolescente, percebendo estes usuários enquanto potenciais trabalhadores e entendendo que muitas das vezes a forma de adoecer e morrer desses usuários está relacionada ao mundo do trabalho”, explica Kleber José, coordenador do Cerest.

Ainda de acordo com Kléber, o Seminário pretende também promover as ações de assistência e vigilância em saúde do trabalhador com intervenções nos processos produtivos, através de ações de promoção à saúde dos trabalhadores e da prevenção aos riscos e acidentes de trabalho.

“Outro fator importante refere-se ao fortalecimento de laudos e pareceres médicos de confirmação das doenças ou agravos relacionados ao trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando um melhor encaminhamento aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”, complementou.

O evento contará ainda com a participação de palestrantes do Ministério da Saúde (MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais.

Programação:

DIA 20/11/2014

14h – Mesa de Abertura

14h30 – Painel 1: Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador: um panorama atual e as possibilidades de implementação.  (Palestrante: Dr. Jorge Huet Machado – Coordenador Geral da Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde)

15h15 – Painel 2: Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: perspectivas e desafios no cuidado em saúde. (Palestrante: Dra. Elizabeth Costa Dias – Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais)

15h55 – 16h30 – Debate

17h –  Coffee Break

DIA 21/11/2014

8h30 – Resultados da pesquisa: Avaliação de experiências e ações em vigilância em saúde do trabalhador desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. Quais os desafios na implementação da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária em Saúde? (Palestrante: Dra. Elizabeth Costa Dias – Professora e Pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais)

9h30 – Vigilância sobre os processos produtivos e a prevenção da Saúde do Trabalhador – (re)construindo caminhos na Renast (Palestrante:  Dr. Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

Professor e Pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz )

10h40 – Debates

11h30 – Intervalo para o almoço

14h – Perfil atual da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Primeira Macrorregião do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – uma visão crítica e propositiva. (Palestrante: Kleber José da Silva – Coordenador do Centro Regional de Referência de Saúde do Trabalhador – Cerest/ Macrorregião de João Pessoa)

14h50 – Debate

15h25 – Mesa de encerramento

15h50 – Coffee Break