Você está aqui

Cerest discute riscos de acidentes com funcionários do Hospital Geral

A saúde dos funcionários do Hospital Geral do Estado (HGE) foi contemplada com os cuidados do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, que promoveu, na unidade hospitalar, uma reunião com instituições de vigilância em saúde do trabalhador para discutir a situação da instituição quanto às dificuldades frente às notificações de agravos e acidentes de trabalho.

O encontro contou com a colaboração de técnicos da equipe de vigilância em saúde do trabalhador, como o engenheiro de segurança do trabalho Paulo Fernandes e a enfermeira do trabalho Andréia Marinho, além da assistente social, Hildeth Neiva e da psicóloga do trabalho e coordenadora do Cerest municipal, Denise Moreira.

“Com a atenção e o comprometimento de um trabalho em equipe, o Cerest está sempre oferecendo suporte aos trabalhadores ao promover o único meio de diminuir os acidentes de trabalho, assim como ajudar a reduzir a ocorrência de doenças decorrentes do trabalho: a prevenção”, afirmou Denise Moreira.

A coordenadora do centro esclareceu os meios que a unidade regional especializada no atendimento à saúde do trabalhador tem atuado, como a promoção de cursos de capacitação, inspeções e ações educativas. Ela falou sobre a reocupação da equipe em orientar os trabalhadores em relação às ocorrências dos acidentes de trabalho, formas de prevenção, além de informar a quem recorrer nessas situações.

Para aprofundar o direcionamento dos trabalhos da reunião, a coordenadora de Vigilância em Saúde do HGE, Nancy Pietro, demonstrou também, através de simulações, situações mais comuns que expressassem melhor a dor de um paciente, para, com isso, ilustrar o atendimento ideal a ser aplicado a pessoas que passem por experiências semelhantes.

Posteriormente, a enfermeira do rabalho do Cerest Maceió, pontuou cada simulação, indicando a forma que um profissional da área deveria proceder ao assistir um trabalhador acidentado.